Passam hoje quatro anos desde que dissemos adeus a LITTLE RICHARD, o pequeno / grande pai do rock’n’roll. Altura para relembrar que, sem ele, muita da música que ouvimos não existiria.
LITTLE RICHARD não era um músico de metal, simplesmente o estilo veio depois. Também a pop veio depois e mesmo o rock. Richard Wayne Penniman, foi com esse nome que nasceu o artista, foi um dos criadores do rock e a ele se devem temas como «Tutti Frutti», «Lucille» — sim, é a essa mesma Lucille a que “The Walking Dead” presta homenagem — «Long Tall Sally» e muitos outros.
Ao lado de Elvis, Buddy Holy e Chuck Berry, constituiu o grupo dos grandes fundadores do rock’n’roll, sendo o último dos quatro a partir, depois de um longo período de doença oncológica. Em 2000, no Kennedy Center Honors, participou, juntamente com os THE BLACK CROWES, num tributo a Chuck Berry, o único dos quatro que cruzou quase tantas décadas da música como ele.
A sua irreverência e a capacidade de criar hits, levou a uma popularidade que atravessou décadas, vindo a originar versões, desde logo por parte do próprio Elvis Presley, muitas delas por parte dos THE BEATLES. Há em particular diversas versões de grupos de hard’n’heavy, como MOTÖRHEAD, para «Long Tall Sally», também recriado pelos SCORPIONS em «Tokyo Tapes» e pelos LED ZEPPELIN. Lemmy apelidaria mesmo Little Richard de “Golden God”.
Outra banda que sempre homenageou o músico foram os DEEP PURPLE, que deixaram uma versão de «Lucille» na versão estendida de «Made In Japan», e que inseriram referências a temas de Little Richard na letra de «Speed King», tema que completa quatro décadas dentro de semanas.
LITTLE RICHARD nasceu a 5 de Dezembro de 1932, falecendo a 9 de Maio de 2020. Para a norte-americana Rolling Stone estava em oitavo lugar entre os dez melhores artistas de sempre. Talvez por isso, nomes grandes na cena musical, lhe prestaram homenagem depois da sua morte. Jimmy Page, um dos maiores guitarristas de sempre e fundador dos LED ZEPPELIN, referiu que “foram as suas músicas que criaram o rock’n’roll”, o músico refere ter assistido a um concerto “no Newport Lounge em Miami” e diz que foram excelentes.
Gene Simmons, dos KISS, afirmou ter presenciado alguns concertos nos últimos anos e ter ficado assombrado com o artista. Muitos mais músicos lamentaram o sucedido e têm havido reacções que passam por nomes de grupos tão diferentes como TRIVIUM, SACRED REICH, LIVING COLOUR, CONVERGE ou ANTHRAX. No caso dos LIVING COLOUR, chegaram mesmo a actuar com Little Richard na televisão, a propósito do tema «Elvis Is Dead». Agora é mais um caso de Little Richard is dead…