O tema inédito antecipa a edição expandida de «From Zero», o álbum de regresso dos LINKIN PARK, que chegou hoje, 16 de Maio, aos escaparates e às plataformas de streaming.
Os LINKIN PARK continuam a alimentar a nova fase da sua carreira com o lançamento de «Let You Fade», tema inédito para o qual acaba de ser revelado com um visualizador oficial. A canção integra a versão expandida do álbum de regresso da banda, «From Zero», que foi lançada hoje, sexta-feira, dia 16 de Maio através da Warner Records.
Musicalmente, «Let You Fade» surge como um tema melancólico e etéreo, com uma atmosfera densa e emocionalmente carregada, marcada por camadas de sintetizadores e guitarras contidas, que explodem em refrões amplos e cinematográficos. A voz, partilhada entre o vocalista Mike Shinoda e algumas linhas inéditas gravadas por Chester Bennington, evoca sentimentos de perda,de reconciliação e aceitação — temas centrais do novo ciclo criativo da banda.
O refrão, carregado de ressonância emocional, repete “I won’t let you fade away / even when the colors drain”, num mantra que parece tanto uma homenagem à memória de Bennington como uma afirmação da própria sobrevivência emocional da banda. Este novo tema consolida a narrativa emocional que tem caracterizado a fase mais recente da carreira dos LINKIN PARK, num regresso com o primeiro álbum de estúdio desde o trágico desaparecimento de Bennington, em 2017.
Recorde-se que, depois de uma longa pausa criativa e do desafio emocional de seguirem em frente após a perda de Chester Bennington, os norte-americanos regressaram às lides em 2024 com um novo disco e uma nova vocalista: Emily Armstrong. Recentemente, a banda já tinha lançado outra composição inédita, intitulada «Unshatter», que se afirmou como uma canção particularmente simbólico deste renascimento, uma vez que foi das primeiras músicas a surgir durante as sessões de gravação do álbum e desempenhou um papel decisivo na consolidação da nova formação.
“A «Unshatter» foi uma das primeiras músicas que fizemos enquanto gravávamos o «From Zero»; sendo que o momento em que a Emily canta o refrão com tanta força foi uma das alturas em que sentimos que esta nova colaboração tinha mesmo futuro”, confessou a banda nas redes sociais, sublinhando também a importância da nova vocalista no processo de reinvenção do som e da identidade dos LINKIN PARK.
Musicalmente, o tema mantém as raízes híbridas que tornaram o grupo famoso no início dos anos 2000, com uma fusão de electrónica algo melancólica, guitarras distorcidas e uma melodia vocal poderosa. A produção é limpa e musculada, com uma atenção detalhada à dinâmica emocional — uma das marcas registadas da banda. A versão deluxe de «From Zero» inclui três faixas inéditas — «Unshatter», «Up From the Bottom» e «Let You Fade» —, bem como diversas gravações ao vivo.
No mesmo comunicado, os LINKIN PARK agradeceram a forma calorosa como o público recebeu esta nova fase: “Estamos muito gratos pela recepção incrível ao «From Zero». Este novo capítulo, a jornada que continua e a ligação entre a banda e os fãs superaram todas as nossas expectativas. Obrigado por ouvirem.”
Em 2025, os recentemente reunidos LINKIN PARK também vão estar presentes em cinemas de todo o mundo com um novo filme-concerto intitulado «From Zero: Live in São Paulo». Como o título indica, este registo foi captado no concerto realizado no passado dia 15 de Novembro no Allianz Parque, em São Paulo, no Brasil, que marcou o lançamento de «From Zero», o mais recente álbum da banda norte-americana.
Mesmo sem haver ainda uma data de lançamento oficial para a estreia do filme nos cinemas, os LINKIN PARK decidiram saciar a curiosidade dos fãs mais ansiosos e partilharam um vídeo, disponível no player ali em baixo, daquela que foi a sua primeira apresentação ao vivo do single «Two Faced».