LED ZEPPELIN

RETROVISOR: Led Zeppelin, «Black Dog» @ O2 Arena, Londres | 10.12.2007 [vídeo]

Hoje, 10 de Dezembro, passam dezasseis anos desde que os LED ZEPPELIN se reuniram pela última vez.

A história dos lendários LED ZEPPELIN está, como todos sabemos, repleta de encontros e desencontros bastante particulares. Amplamente visto como um dos maiores, icónicos e influentes nomes do rock’n’roll de todos os tempos, ao longo das décadas o quarteto britânico tornou-se sinónimo da música feita com guitarras para qualquer um que esteja a aventurar-se pelo género e, bem vistas as coisas, teria provavelmente tido uma carreira muito mais extensa não fosse a tragédia com que foram confrontados no início na transição dos anos 70 para os 80.

A 25 de Setembro de 1980, John Bonham faleceu aos 32 anos e, mesmo que inadvertidamente, acabou por decretar o fim dos LED ZEPPELIN. Considerado como um dos maiores bateristas de todos os tempos, o músico era uma peça-fulcral na engrenagem da banda e os seus companheiros — Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones — acharam que seriam incapazes de encontrar um substituto à altura e acharam que não fazia sentido seguirem caminho após a edição de oito LPs de estúdio e uma sério de digressões explosivas pelo mundo.

Eternamente adiada, a única reunião oficial da banda com (quase) todos os membros originais aconteceu em Londres a 10 de Dezembro de 2007. Para a ocasião, os fundadores Jones, Page e Plant juntaram-se a Jason Bonham, o filho do falecido John Bonham, na bateria para apresentarem dezasseis temas do seu seu célebre catálogo, incluindo êxitos de referência como «Black Dog», que podes conferir no player em baixo, «Whole Lotta Love», «Rock And Roll», «Kashmir» e «Stairway To Heaven», entre muitos outros.

A actuação foi gravada por 16 câmaras e muito se falou sobre como esse material seria disponibilizado, mas como tudo o que envolve os LED ZEPPELIN, esta situação não foi diferente. Verdade seja dita, nunca se soube ao certo o que lhes tomou tanto tempo, mas essas gravações de 2007 acabaram por ser apenas lançadas oficialmente em mais de quarenta territórios, via Omniverse Vision, em Outubro de 2012.

Apesar dos atrasos, disponibilizado nos formatos CD e DVD, o filme ‘Celebration Day’ capta na perfeição uma actuação de mais de duas horas do rock ‘n’roll com influências de blues que sempre caracterizou os LED ZEPPELIN. Desde então, a banda nunca mais voltou a reunir-se e a discussão costuma girar em torno de como Jimmy Page gostaria de fazê-lo e Robert Plant não tem a mínima vontade de aceder ao eterno clamor dos fãs.

O rumor é eterno, os valores são sempre astronómicos, mas a realidade é que os três sobreviventes da formação original nunca estão disponíveis para tal, pelo menos em simultâneo. Desde o seu término, os LED ZEPPELIN apenas subiram juntos a palco, para tocar, em três ocasiões e apenas uma delas consistiu num concerto completo.

Numa entrevista a um diário espanhol, publicada a 15 de Janeiro de 2021, a propósito da reunião, Robert Plant respondeu à hipótese de uma hipotética reunião com uma sucinta e certeira tirada: “já não sou um marinheiro, mas sim um capitão!”, que fez questão de sublinhar com uma gargalhada típica de pirata. A alusão passa pelo facto de Plant estar hoje em completo controlo da sua carreira, ao contrário do que acontecia nos LED ZEPPELIN, comandados pelo guitarrista Jimmy Page.