Já se passou mais de uma década desde que os METALLICA e o falecido Lou Reed se uniram para gravar o malfadado álbum colaborativo «Lulu», que chegou aos escaparates em 2011. Após o lançamento, o LP foi quase universalmente criticado por críticos e fãs da banda, com muita gente a achar que as linhas vocais inexpressivas de Reed e os riffs dos ex-thrashers da Bay Area pura e simplesmente não funcionavam bem juntos. Por outro lado, o falecido David Bowie considerou-o como sendo o “melhor trabalho” de Reed. Numa passagem do novo livro póstumo do músico dos Velvet Underground, intitulado ‘The Art Of The Straight Line: My Tai Chi’, Lars Ulrich refletiu positivamente sobre o «Lulu» e diz que a fraca recepção ao álbum foi provocada por “ignorância” por parte dos fãs. “O que diabos há no «Lulu» para provocar esse tipo de reacção?”, pergunta o baterista nas suas observações. “Não consigo entender, mas anos depois, envelheceu extremamente bem. Ainda soa como um filho da puta. Portanto, só posso atribuir a reacção à ignorância… A verdade é que o disco levou os nossos fãs a um lugar a que eu gostaria que eles fossem com mais frequência. Talvez agora fosse um momento melhor para lançá-lo com o caos que está a acontecer lá fora no mundo.” Como sabemos, o «Lulu» não marcou a primeira vez que Reed assumiu um risco artístico — o infame álbum instrumental «Metal Machine Music» também durante criticado quando foi lançado em 1975 e, agora, é considerado a obra-prima que abriu todo o caminho para a música drone e noise que se faz hoje em dia.