KREATOR

KREATOR: Mille Petrozza faz balanço de 2023 e fala sobre o futuro

“O mundo está em chamas, mas estamos unidos!”, declara Mille Petrozza, o irredutível timoneiro dos KREATOR.

Mille Petrozza, guitarrista, vocalista e líder dos thrashers KREATOR, usou o seu perfil oficial no Facebook para fazer um balanço de 2023 e revelar os seus planos para o novo ano. “Quero reservar um tempo para reflectir sobre 2023“, começou por escrever o músico alemão. “Foi um ano incrível para os Kreator. Demos concertos fantásticos e fomos convidados para os maiores e melhores festivais de metal do planeta… Num total de 85 espectáculos, visitámos amigos de todo o mundo. É difícil escolher um momento entre todos os momentos mágicos que criámos juntos durante esta jornada. Vocês, os fãs, têm sido fantásticos em todo o lado! Fico feliz e orgulhoso de fazer parte da comunidade do metal.

Mas adivinhem? 2024 vai ser ainda melhor! Vamos iniciar o ano a levar a digressão KLASH OF THE TITANS ao Japão, Austrália, Índia, Indonésia, Tailândia, China e vamos visitar os nossos fãs na Malásia e Singapura novamente depois de muitos anos de ausência. Em Janeiro, vai haver um anúncio ENORME para as nossas hordas europeias. Ainda não posso revelar detalhes, mas deixem-me dizer uma coisa: nenhum maníaco do thrash metal ficará desapontado!

Também estamos a trabalhar noutra digressão norte-americana, e planeamos gravar o próximo disco no início de 2025, já que estou a trabalhar em novas músicas dos Kreator neste momento! Em 2025, vamos estrear também o nosso documentário cinematográfico, criado pela realizadora Cordula Kablitz Post. O mundo está em chamas, mas estamos unidos! Paz“, conclui Mille Petrozza na publicação que podes ver na íntegra em baixo.

Como noticiado anteriormente, no próximo ano, os KREATOR regressam à estrada para uma digressão pelo Velho Continente que, entre actuações em festivais e espectáculos em nome próprio, os vai trazer a Portugal para uma data única na Sala Tejo da Altice Arena, em Lisboa, no 15 de Junho de 2024.

Por esta altura, Mille Petrozza e os seus KREATOR são muito bem conhecidos do público nacional, tendo construido uma relação sólida e bastante próxima dos portugueses desde que, nos idos de 1993, se estrearam por cá num marcante concerto no Armazém 22, em Lisboa.

Quando chegou ao nosso país pela primeira vez, o quarteto – que fica hoje completo com Ventor na bateria, Frédéric Leclercq no baixo e Sami Yli-Sirniö na segunda guitarra – já era uma figura de proa do speed/thrash germânico, parte de um triunvirato demolidor que incluía também os Destruction e os Sodom. Hoje, mantêm-se como uma das faces mais reconhecidas do movimento thrash europeu.

Porta-estandartes da tendência em território germânico, os KREATOR surgiram no início dos anos 80 e, ao longo da década seguinte, estabeleceram-se como um dos nomes mais influentes da sua geração graças a uma sequência de clássicos intemporais – e seminais! – composta por «Endless Pain»«Pleasure To Kill»«Terrible Certainty» e «Extreme Agression». Combinando o extremismo inerente ao estilo que os caracteriza com uma implacabilidade mordaz – espelhada em letras fortemente politizadas que têm uma clara tendência para apontar o dedo e não se furtarem a expor assuntos controversos – a banda de Essen não só sobreviveu incólume aos anos 90 como acabou por influenciar todas as gerações vindouras interessadas em replicar o seu génio violento.

Pelo caminho, mantiveram-se sempre persistentes e uma força imparável ao longo de uma carreira que, por esta altura, já ultrapassou a marca das quatro décadas, assinando verdadeiras declarações de vitalidade com os registos mais recentes, de que são ótimos exemplos «Phantom Antichrist»«Gods Of Violence» ou «Hate Über Alles».

Este último, já o 15º registo de originais num fundo de catálogo irrepreensível, prova que continuam a ser extraordinariamente inovadores e a estar um largo passo à frente de toda competição, sempre prontos a apresentar novas ideias e a tratar de si mesmos e dos seus fãs com a maior honestidade possível.