Um olhar inédito sobre quatro décadas de história dos KREATOR, uma das maiores bandas de thrash de todos os tempos.
Os lendários mestres do thrash alemão KREATOR vão ter a sua história contada no documentário oficial “Kreator – Hate & Hope“, com estreia mundial marcada para 2 de Julho no 42.º Festival Internacional de Cinema de Munique, que decorre entre 27 de Junho e 6 de Julho. Realizado por Cordula Kablitz-Post, já bem conhecida por ter feito “Die Toten Hosen – You Only Live Once”, o filme de 110 minutos terá ainda direito a uma estreia em salas de cinema alemãs a 4 de Setembro.
Descrito num comunicado como sendo “uma poesia do caos, cheia de símbolos de horror — um cocktail Molotov musical contra o mal com um efeito catártico”, o documentário mergulha a fundo nos primeiros quarenta anos de carreira da banda, desde os primórdios como um grupo de miúdos formado em 1982 na região do Ruhr até aos palcos internacionais da sua actual digressão mundial.
Com um olhar intimista, Kablitz-Post acompanhou os KREATOR durante um ano, captando actuações em locais icónicos como o Wacken Open Air, Tóquio, Osaka, Bangalore, Los Angeles e, claro, o monumental Klash Of The Ruhrpott, em Gelsenkirchen — um evento que reuniu o melhor do thrash metal alemão.
No entanto, “Hate & Hope” vai muito além da simples cronologia musical: “citações de Hannah Arendt convivem lado a lado com imagens de cadáveres decapitados, enquanto riffs virtuosos e baterias furiosas ecoam como um grito de revolta contra o ódio e os abismos da sociedade moderna“, pode ler-se no press release. A produção inclui entrevistas exclusivas com nomes lendários como Scott Ian (ANTHRAX), Chuck Billy (TESTAMENT), Bela B. (DIE ÄRZTE), Phil Demmel (ex-MACHINE HEAD), Maik Weichert (HEAVEN SHALL BURN), Nergal (BEHEMOTH), Lars Eidinger e Andy Sneap — todos a reflectiren sobre o legado único dos KREATOR.
Entretanto, os fãs têm mais para celebrar: Mille Petrozza, carismático vocalista e guitarrista da banda, vai lançar a sua aguardada autobiografia no dia 28 de Agosto através da editora Ullstein Verlag. Escrita em parceria com o jornalista, autor e apresentador Torsten Groß, o livro intitula-se “Your Heaven, My Hell – Mein Leben, Heavy Metal Und Wie Das Alles Passieren Konnte” (em tradução livre, “«”O Teu Céu, O Meu Inferno – A Minha Vida, O Heavy Metal e Como Tudo Isso Aconteceu”»”). A obra, que já se encontra em pré-venda, promete revelar os bastidores da vida pessoal e profissional de um dos ícones maiores do metal europeu.
E as boas notícias não ficam por aqui: os KREATOR estão também em estúdio a trabalhar no seu décimo sexto álbum de estúdio, previsto para o início de 2026. A banda regressou aos Fascination Street Studios, em Örebro, na Suécia, para colaborarem novamente com Jens Bogren, responsável por álbuns marcantes como «Phantom Antichrist», de 2012, e «Gods Of Violence», de 2017. Este novo disco sucederá a «Hate Über Alles», de 2022, gravado nos lendários Hansa Tonstudio, em Berlim, sob a alçada de Arthur Rizk — produtor associado a nomes como CAVALERA CONSPIRACY, CODE ORANGE, POWER TRIP e SOULFLY.
Com a chegada de Frédéric Leclercq ao baixo em 2019, o quarteto germânico mostrou-se mais coeso e vigoroso que nunca, provando que, mesmo depois de quatro décadas, continua a ser uma das forças mais respeitadas e inovadoras do thrash. O futuro, tal como o passado, continua a soar alto e brutal para os KREATOR — e “Hate & Hope” promete dar aos fãs uma visão privilegiada do coração incansável desta máquina sonora.