KIKO LOUREIRO

KIKO LOUREIRO estende a sua ausência dos MEGADETH

“Esta decisão não foi fácil para mim. Os meus nove anos com os MEGADETH têm sido uma jornada inacreditável”, explica KIKO LOUREIRO.

KIKO LOUREIRO acaba de prolongar o seu afastamento dos MEGADETH até 2024. O guitarrista brasileiro já se tinha afastado da banda em Setembro passado, ausentando-se da actual digressão da banda devido a assuntos familiares. O músico foi rapidamente substituído por Teemu Mäntysaari, dos WINTERSUN. Ao que tudo indica a situação continua ser temporária, visto que nem os MEGADETH, nem KIKO LOUREIRO anunciaram a sua saída oficial. Por outro lado, Dave Mustaine afirmou recentemente não saber quando o ex-guitarrista dos ANGRA vai regressar.

Esta notícia veio directamente do guitarrista, que publicou uma declaração nas suas redes sociais. “Em Setembro, tive de me afastar da rota norte-americana da digressão por motivos familiares”, começa por recordar KIKO LOUREIRO. “Olhando para o futuro, durante 2024, prevemos uma agenda ainda mais pesada para os Megadeth. Após profunda reflexão e conversas com o Dave Mustaine e o manager do Megadeth, concordámos colectivamente que a decisão certa é estender a minha ausência. Não quero atrapalhar nenhum dos planos da banda ou o trabalho duro de todas as pessoas incríveis envolvidas na digressão.

“Os meus nove anos com os Megadeth têm sido uma jornada inacreditável, repleta de incontáveis momentos inesquecíveis”, continua ele. “Tours inesquecíveis, um Grammy para o «Dystopia», uma nomeação para outro Grammy e vários elogios para o «The Sick, The Dying… And The The Dead!» são apenas alguns dos destaques. É difícil colocar em palavras a magnitude dessas experiências.”

Tenho a certeza que qualquer fã de heavy metal pode apreciar o quão incrível é tocar e criar música com uma banda que cresceste a ouvir e partilhar o palco com uma lenda da guitarra como o Dave Mustaine, e de músicos fenomenais como o James LoMenzo e o Dirk Verbeuren, sem mencionar a nossa incrível equipa”, conclui KIKO LOUREIRO. “No entanto, o aspecto mais querido destes nove anos foi conhecer o incrível exército de fãs devotados dos Megadeth ao redor do mundo. A sua dedicação é inspiradora e tenho imensa admiração e respeito por todos vocês.

No início de Setembro, soube-se que KIKO LOUREIRO, o actual guitarrista dos MEGADETH, não ia fazer a actual etapa da ‘Crush The World Tour’ para ficar em casa com os seus filhos na Finlândia. O músico usou as redes sociais do grupo para divulgar o seguinte comunicado sobre o assunto: “Daqui fala o Kiko! A reacção ao nosso novo disco «The Sick, The Dying, And The Dead» e à ‘Crush The World Tour’ têm sido óptimas. As entradas nos tops são impressionantesl As posições têm sido as melhores para a banda desde sempre e a verdade é que queremos realmente agradecer-vos por isso.

Tenho algo difícil para partilhar convosco, mas gostamos sempre de vos manter informados com o que se passa. Vou ter de deixar a digressão por agora para estar em casa com os meus filhos. Tenho de ajudá-los a enfrentar os difíceis desafios que surgem quando somos ‘pais que trabalham fora de casa’. Encontrei um guitarrista, o Teemu Mäntysaari [dos WINTERSUN, SMACKBOUND], para me substituir durante o Outono, e acho que vocês vão ficar muito felizes.

Dave Mustaine, o líder e estratega dos MEGADETH, acrescentou: “Aconteceu algo ao Kiko na sua vida familiar que o obriga a perder a próxima etapa da digressão ‘Crush The World’. Não vamos cancelar a tour e vamos apresentar-nos com o Teemu a 6 de Setembro em Albuquerque, Novo México, na Revel Arena. Pedimo-vos todo o vosso apoio e compreensão neste momento.

Teemu Mäntysaari, de 36 anos, nasceu em Tampere, na Finlândia, e começou a tocar guitarra logo aos 12 anos. Em 2004, juntou-se aos WINTERSUN e, desde 2015, acumula funções também nos SMACKBOUND.