As lendas do doom KHANATE são a primeira confirmação para o festival neerlandês ROADBURN… E, como uma boa nova nunca vem só, estão a preparar-se também para reeditar os dois primeiros álbuns.
Após quebrarem o seu hiato de mais de uma década em Abril último, quando lançaram de surpresa «To Be Cruel», o seu primeiro álbum em 14 anos, os lendários KHANATE foram anunciados como a primeira banda em cartaz para o Roadburn 2024. A banda — que conta na sua formação com Stephen O’Malley, dos Sunn O))), que passaram recentemente por Portugal — tocou pela última vez com a sua formação original em 2003. Sem surpresa para absolutamente ninguém, fica expressa a promessa de que o retorno em Abril próximo envolverá um volume bem alto.
“Como colectivo, os Khanate permaneceram em silêncio durante o seu período de dormência, mas agora as coisas vão ficar altas, muito altas“, dizem eles. “Vamos regressar aos palco para explorar a elasticidade do tempo e a tensão — no Roadburn 2024.”
Por sua vez, Walter Hoeijmakers, o director de programação do lendário festival neerlandês, acrescenta: “Estamos extremamente orgulhosos de poder anunciar o retorno dos Khanate como ponto de partida para o Roadburn 2024. Queremos que a edição do próximo ano reflicta a nossa própria abordagem de ‘futurismo underground’ — inspirada no passado, mas olhando também firmemente para o futuro. Vamos ultrapassar os limites do que é e pode ser pesado, assim como os Khanate têm feito. Esperamos sinceramente que seja uma edição marcante, uma aventura sonora na qual embarcaremos juntos.”
Simultaneamente, os KHANATE também anunciaram a reedição em vinil dos seus dois primeiros álbuns, a estreia homónima de 2001 e o monstruoso «Things Viral» de 2003, ambos esgotados desde 2016. “No início, reunimo-nos um espaço de ensaio sujo em Jersey City. O primeiro álbum foi inteiramente gravado enquanto estávamos a encontrar o nosso equilíbrio com tons e métrica, tempo e tensão”, recorda SOMA sobre o primeiro LP.
“Deleitando-nos com aquele primeiro fogo de entusiasmo e nova exploração, a ambição estave presente desde o nosso primeiro encontro. O álbum homónimo é uma fera muito cruel — feio, cru e extremo. No entanto, também está cheio de novas ideias e do optimismo que tínhamos como músicos. Depois, tudo escalou rapidamente“, concluiu o guitarrista.
Sobre as diferenças entre o álbum de estreia e o segundo, o baterista Tim Wyskida diz que “os Khanate cresceram confiantes no poder das nossas ideias, o que nos permitiu aprofundarmos mais a dinâmica, os detalhes, a amplitude e a manipulação do tempo. O segundo disco foi um desenvolvimento do primeiro, onde confiamos mais nos botões de volume para dar potência suficiente ao nosso som recém-nascido. O «Things Viral» é um dos favoritos da banda e estabeleceu muitos dos aspectos fundamentais que usamos no nosso som até hoje.“
As reedições dos dois primeiros álbuns dos KHANATE estão agendadas para 1 de Dezembro através da Sacred Bones. O Roadburn 2024 acontece em Tilburg, nos Países Baixos, de 18 a 21 de Abril do próximo ano.