KERRY KING

KERRY KING, dos SLAYER, considerou deixar de tocar quando os LIMP BIZKIT se tornaram populares

“Pensei: ‘se é este o caminho que a música está a levar, então que se f*da’. Odeio isto”, recorda KERRY KING.

É sabido que Fred Durst e os LIMP BIZKIT sempre tiveram o seu quinhão de haters, mas agora temos a certeza que o guitarrista dos SLAYER, o sempre irrascível Kerry King, era um deles. Mais que isso, o thrasher ficou tão frustrado com a ascensão massiva que a banda de nu-metal viveu no final dos 90s que considerou genuinamente abandonar de vez a sua carreira no mundo da música.

Numa entrevista de 2017 com o site uDiscover, Kerry reflectiu sobre como se sentia em relação ao metal no final dos anos 90, altura em que o nu-metal tinha suplantado totalmente o thrash como a forma dominante de música pesada e bandas como os SLAYER estavam ainda a tentar perceber como podiam acompanhar os tempos.

No caso dos autores de «Reign In Blood», isso transpareceu no divisivo «Diabolus In Musica», de 1998, um disco em que abraçaram descaradamente estilos modernos e deixaram muitos fãs a sentirem-se traídos. “No final dos anos 90 senti-me realmente exausto durante algum tempo“, confessou King. “Pura e simplesmente, não conseguia perceber porque é que os Limp Bizkit eram grandes.

Isso afectou-me — e cheguei ao ponto de nem querer tocar. Pensei: ‘se é este o caminho que a música está a levar, então que se f*da’. Odeio isto. Foi por isso que o Jeff Hanneman acabou por escrever uma grande parte do nosso álbum de 1998, o «Diabolus In Musica», que é muito funky para mim.

Reforçando sua crítica ao «Diabolus In Musica», o guitarrista ainda acrescentou: “Esse foi o único álbum ao qual não prestei realmente atenção suficiente porque estava ressentido com o tipo de música que se tinha tornado popular na altura. Pensei que era uma coisa de miúdos universitários, e talvez tenha sido por isso que se tornou tão popular, não sei.

Portanto, não dei ao «Diabolus In Musica» tanta atenção como provavelmente merecia, e a verdade é que nós não conseguimos mantero foco. Olhando para trás, estávamos apenas a dizer: ‘Tudo bem, como fazemos para os Slayer se encaixarem na sociedade de hoje?’ No entanto, esse é muito provavelmente o menos favorito dos álbuns que fizemos ao longo da nossa história. É o nosso «Turbo»“, concluiu o músico, referindo-se ao álbum em que os lendários JUDAS PRIEST decidiram encharcar o seu heavy metal de sintetizadores.

Recorde-se que KERRY KING vai encabeçar o primeiro dia da segunda edição do EVILLIVƎ FESTIVAL, que regressa à MEO Arena, em Lisboa, a 29 e 30 de Junho. Como tínhamos antevisto, o mítico fundador e guitarrista das lendas do thrash regressa a Portugal com o seu novo projecto em nome próprio, descrito pelo próprio como “uma extensão dos Slayer”, que promete um concerto para mais tarde recordar.

Na bagagem, KERRY KING traz não só clássicos intemporais como são os casos de «Raining Blood» e «Angel Of Death», mas também os temas contidos na demolidora estreia «From Hell I Rise», que tem data de edição apontada para o dia 17 de Maio através da emergente Reigning Phoenix Music. Em palco, como em estúdio, o guitarrista californiano será acompanhado por uma seleção estelar de músicos com créditos firmados na música extrema: Paul Bostaph, dos SLAYER, na bateria; Phil Demmel, ex-MACHINE HEAD e VIO-LENCE, na guitarra; Kyle Sanders, ex-HELLYEAH, no baixo; e Mark Osegueda, dos DEATH ANGEL, na voz.

KERRY KING e a sua super-banda encabeçam assim o alinhamento do primeiro dia da edição de 2024 do EVILLIVƎ FESTIVAL, 29 de Junho, que conta também com a participação já confirmada dos MACHINE HEADWOLFMOTHERJILUKA e MEN EATER. Os AVENGED SEVENFOLDMEGADETHSUICIDAL TENDENCIES, ELECTRIC CALLBOY e W.A.K.O. sobem ao palco no segundo dia do evento, 30 de Julho, faltando de momento confirmar ainda dois nomes para que o cartaz esteja fechado.

Os bilhetes para a edição de 2024 do EVILLIVƎ FESTIVAL já se encontram à venda nos locais habituais e em www.evillive.rocks. Os bilhetes diários custam 65€, o passe de 2 dias tem o preço de 115€.