Na bagagem, os lendários KAMELOT trazem o seu mais recente álbum de originais, intitulado «The Awakening».
A organização do festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR confirmou a presença dos KAMELOT como cabeças de cartaz da sua edição de 2024, que decorre nos dias 23, 24 e 25 de Agosto, em Pindelo dos Milagres, uma freguesia do município de São Pedro do Sul. A lendária banda norte-americana sobe ao palco no dia 24 de Agosto de 2024 e junta-se assim no topo do cartaz da edição ao próximo ano aos finlandeses AMORPHIS, que vão encabeçar o último dia evento, 25 de Agosto.
Lançar um 13.º álbum de originais face a uma legião de adorares fanáticos é um daqueles feitos a que todas as bandas deveriam aspirar e foi exactamente isso que os norte-americanos KAMELOT fizeram em Março do ano passado com a edição do seu mais recente disco de originais. Historicamente famoso por registos assentes em conceitos específicos – as adaptações do clássico “Fausto” de Goethe que, durante a viragem para o Séc. XXI, deram origem a LPs como «Epica» e «The Black Halo», valeram-lhes rasgados elogios –, com «The Awakening» o colectivo liderado pelo exímio Thomas Youngblood acabou por dar um passo mais além na sua evolução natural.
O resultado, um reflexo da enorme vontade de progredir por parte de músicos que se recusam a baixar os braços, revelou-se uma irrepreensível colecção de composições que, apesar de manterem como fio condutor a ideia de um hipotético futuro distópico e de segurarem todas as características definidoras do talentoso projecto intercontinental, alargam ainda um pouco mais o seu raio de acção, revelando-o mais criativo e versátil que nunca.
Depois do início de carreira modesto durante a segunda metade dos anos 90, foi na viragem do milénio que os KAMELOT iniciaram um processo de transformação que, hoje, os vê serem descritos com muita frequência como “um dos projectos mais entusiasmantes” no espectro em que se movem. É sabido que, devido à sua natureza dramática e teatral, pode ser difícil fazer power metal sem cair em abusos, mas – desde cedo! – estes músicos mostraram saber como passar a mensagem de forma elegante e sóbria, sem nunca cederem a dramatismos exagerados.
Melhor ainda, desafiando as convenções do estilo power metaleiro a cada vez que se atiram à escrita de um novo LP, parecem ter uma capacidade imutável para traçar a linha do bom gosto num estilo muito dominado por espadas e dragões, o que acaba por destacá-los de toda a competição. Junte-se a esta enorme vontade de inovar uma força interior notável e temos o segredo para um caso raro de sucesso, que mais de duas décadas depois de ter dado os primeiros passos continua a soar tão relevante como nos seus maiores picos a nível criativo.
Já confirmados para actuarem na edição de 2024 do MILAGRE METALEIRO OPEN AIR estão também os finlandeses KORPIKLAANI, os gregos ROTTING CHRIST, os germânicos METALIUM, AXXIS, FREEDOM CALL e KISSIN’ DYNAMITE, os britânicos AVENGER, os italianos FLESHGOD APOCALYPSE, os islandeses SKÁLMÖLD, os neerlandeses VANAHEIM, os brasileiros THE TROOPS OF DOOM e ainda os nacionais SERRABULHO e SPEEDEMON, entre outros. Mais informações e bilhetes estão já disponíveis através do site oficial do evento.