JUNKBREED

JUNKBREED: Mostram «Automatic Drills», mais um petardo de rock musculado e sem espinhas [vídeo-clip]

Os JUNKBREED vão regressar às edições (e aos palcos) já no dia 7 de Outubro. O novo EP da banda, intitulado «Cheap Composture», vai ser lançado pela Raging Planet.

Tendo por inspiração o espírito DIY que dominou as bandas dos 90s, os JUNKBREED são compostos por músicos que já têm muitos quilómetros de estrada nas pernas e juntaram-se em plena pandemia para, durante o lockdown, gravarem um álbum. «Music For Cool Kids», uma bomba refractária composta por onze canções de rock sem espinhas, foi editado em 2021 e agora, dois anos volvidos, estão de regresso com música nova.

Hoje, já na sequência de «Casual Anger», a banda acaba de lançar mais um single. Intitulado «Automatic Drills», o tema está disponível no player em baixo e faz parte do alinhamento do novíssimo EP «Cheap Composure», que tem data de edição agendada para o próximo dia 7 de Outubro (via Raging Planet Records) e que vai ser tocado pela primeira vez ao vivo nesse mesmo dia no Hollywood Spot, em Almada. A provar uma vez mais que “em equipa vencedora não se mexe”, o novo EP dos JUNKBREED foi gravado, misturado e masterizado nos estúdios SinWave AUDIO pelo muito talentoso Pedro Mau.

Os JUNKBREED são cinco músicos de diferentes origens que se juntaram no início de 2020. “Com o início da pandemia e com teletrabalho comecei a ter algum tempo livre, comecei a compor algumas músicas”, diz Miranda, aquele que é um dos guitarristas e mentores do grupo, que pegou no espírito DIY e partiu para a criação do álbum de estreia «Music For Cool Kids», totalmente gravado e produzido pela própria banda no estúdio SinWav AUDIO com o Pedro Mau, baterista dos KNEEL e WELLS VALLEY.

Afirmando-se como um dos melhores lançamentos de 2021 no espectro da música nacional, o álbum de estreia dos JUNKBREED inclui onze temas repletos de energia, em que rock’n’roll, punk, post-harcore e screamo chocam e explodem numa “energia punk contagiante e uma calma até por vezes melancólica, passando ainda por alguns momentos mais barulhentos”, conforme referido na biografia do grupo. Com uma formação inicial que incluía músicos dos PRIMAL ATTACK, SEVEN STICHES, KNEEL, WELLS VALLEY, e SWITCHTENSE, a banda afirmou-se rapidamente como uma das mais brilhantes propostas saídas do underground nacional pós-pandemia.