BLINK-182

BLINK-182 @ Altice Arena, Lisboa | 02.10.2023 [foto reportagem]

Os BLINK-182 regressaram Lisboa e não deixaram créditos por mãos alheias, assinando uma prestação irrepreensível perante uma plateia totalmente rendida ao seu punk pop bem-humorado.

Eles estão, definitivamente, de volta! Após algumas semanas de agitação e incerteza devido ao estado de saúde do baterista Travis Barker, os norte-americanos BLINK-182 voltaram finalmente a Portugal mais de uma década após cá terem estado pela última vez. Como é do conhecimento geral, muita coisa mudou desde então. Na sequência de um hiato em 2005 e subsequente regresso em 2009, Tom DeLonge deixou o grupo em 2015, sendo substituído por Matt Skiba, dos Alkaline Trio; primeiro apenas como guitarrista ao vivo e, eventualmente, consolidando o seu lugar como vocalista do grupo.

Desde então, os BLINK-182 gravaram dois álbuns com Skiba, «California» e «Nine», editados em 2016 e 2019, respectivamente. DeLonge passou os últimos anos focado nos seus ANGELS & AIRWAVES, mas em 2021, já depois do baixista/vocalista Mark Hoppus ter ultrapassado um diagnóstico de cancro, voltou ao contacto com os seus ex-companheiros de banda. Sem grandes surpresas, o trio anunciou uma reunião da formação original em Outubro de 2022, assim como o lançamento de um novo álbum e daquele que seria a sua “maior digressão de sempre”.

Ontem, segunda-feira, dia 3 de Outubro, a World Tour 2023/2024 “aterrou” finalmente em Portugal, com Tom Delonge, Mark Hoppus e Travis Barker a subirem ao palco de uma Altice Arena totalmente rendida ao seu charme (ainda) juvenil e a uma colecção de canções carregadas de ganchos e refrões irresistíveis. Com uma classe considerável, o trio reunido presenteou todos os que tiveram a sorte de estar lá com um alinhamento de 26 temas, repleto de bangers, e mostrou uma vitalidade invejável.

O concerto dos BLINK-182 começou com a sequência «Anthem Part Two», «The Rock Show» e «Family Reunion» (um bom exemplo de que não perderem nem um grama do seu bom humor) e, a partir daí, a banda teve de imediato a Altice Arena na mão, antes sequer de se atirar a clássicos do pop-punk como «Feeling This», «Up All Night», «Stay Together For The Kids» ou «What’s My Age Again?».

Pelo meio, como tem sido habitual nestes concertos mais recentes, ainda houve tempo para ouvir ao vivo a novidade «EDGING» (o primeiro single de «One More Time…», o álbum que vai ser editado no final de Outubro) e, para fechar com chave de ouro, a recta final da actuação revelou-se absolutamente inegável: «First Date», «All The Small Things» e «Dammit».