JUDAS PRIEST

JUDAS PRIEST: Novo álbum, «Invincible Shield», para ouvir na íntegra [streaming]

A realeza do heavy metal, também conhecida como JUDAS PRIEST, prova uma vez mais que a idade é só um número ao lançar o seu melhor álbum desde o «Painkiller».

Apesar do que vocês possam ter ouvido (ou lido), ainda há por aí muita gente que adora o heavy metal — puro e duro, como era feito nos 80s. No entanto, por esta altura também já se percebeu que há poucos músicos que adorem tanto o género como os JUDAS PRIEST. Embora a criação dos ‘metais pesados’ seja habitualmente (e de forma justíssima) atribuída a outra banda também oriunda de Birmingham, no Reino Unido, Rob Halford e companhia têm-se mantido como o mais efusivo e militante porta-estandarte da tendência.

Feitas todas as contas, a ascensão, queda e inexorável ressurreição dos JUDAS PRIEST constitui uma das maiores sagas da história do heavy metal. Mesmo que, durante os anos 90, fosse complicado encontrar críticos dispostos a elogiar a banda, os fãs do heavy metal no seu estado mais puro nunca deixaram de vê-los como uma referência imponente e o regresso de Halford para «Angel Of Retribution», de 2005, acabou por revelar-se crucial para lhes restaurar o estatuto de lendas.

Depois, tanto o injustamente difamado «Nostradamus» como o seu sucessor, um agressivo «Redeemer Of Souls», deixaram claro que estávamos novamente perante uns JUDAS PRIEST 100% focados e, acima de tudo, a avançar com convicção e, quando editaram o «Firepower», em 2018, ninguém com um pingo de bom senso (ou bom gosto) foi capaz de contestar que a mais icónica e pura banda de heavy metal de todas estava de volta à sua melhor forma.

Após o anúncio da data de lançamento do décimo nono álbum de estúdio da banda no final de 2023, os últimos meses foram passados numa enxurrada de singles que faziam antever que a banda estava não só preparada para dar continuidade ao impacto intenso de «Firepower», mas também para superá-lo. Hoje, sexta-feira, dia 8 de Março, os JUDAS PRIEST confirmam essas suspeitas e, com «Invincible Shield», que já podes escutar na íntegra em baixo, entregaram um clássico instantâneo.

Abrindo caminho com os sintetizadores muito 80s do single «Panic Attack», a percepção de que esta vai ser uma viagem e tanto torna-se aparente desde o início. Da produção à voz de Halford, passando pelo tom de guitarra de Ritchie Faulkner, «Invincible Shield» desenvolve-se como uma viagem tão melódica quanto violenta, com a abordagem revigorada à composição (tão saudada em «Firepower») ecoada dez vezes aqui.

Aliás, neste LP os músicos, apoiados na produção impecável de Andy Sneap, acabam até por conseguir ir além do que fizeram no seu predecessor, com canções como «The Serpent And The King», «Crown Of Horns», «Gates Of Hell» ou «Giants in The Sky» a oferecerem um equilíbrio perfeito de heavy metal da velha escola com melodias emocionantes e estruturas musicais cativantes, tudo cortesia de um grupo de músicos que são, literalmente, a definição de HEAVY METAL. Resultado: «Invincible Shield» não é apenas um novo registo dos JUDAS PRIEST, é um álbum marcante para o género como um todo.

Recorde-se que, na sequência da confirmação da presença dos JUDAS PRIEST no festival Rock Imperium, a promotora Madness Live! confirmou mais três concertos da banda britânica em Espanha a decorrer no próximo ano. Os músicos liderados pelo inimitável Rob Halford vão actuar a 13 de Junho no Sant Jordi Club, em Barcelona, a 15 de Junho na Navarra Arena, em Pamplona, e no dia 17 de Junho no Palacio Vistalegre, em Madrid.

Estas são as únicas datas confirmadas pelos JUDAS PRIEST na Península Ibérica no próximo ano. Podes encontrar mais informações e adquirir bilhetes para os concertos, que contam com os SAXON e URIAH HEEP, no site oficial da promotora espanhola.