A Amazing Events acaba de anunciar o adiamento do concerto dos JINJER inicialmente agendado para o dia 2 de Junho de 2021, no LAV – Lisboa Ao Vivo. De momento ainda não há uma nova data prevista para o espectáculo que marca um muito aguardado de Tatiana Shmailyuk e companhia a Portugal. “Nestes tempos de incerteza que vivemos, a Amazing Events e a banda optam por adiar este evento para um futuro que esperemos ser próximo“, dizem os promotores nacionais num comunicado divulgado através das suas redes socais. “Lamentamos a demora no lançamento deste comunicado, trabalhámos até ao limite no sentido de obter uma resposta por parte das autoridades competentes, algo que se verificou infrutífero, não nos deixando alternativa. Contamos ter novidades, em breve, para partilhar convosco relativamente à nova data.“
Os JINJER aproveitaram algum tempo durante a pandemia da COVID-19 para trabalharem num novo álbum e, segundo movimentações no seu canal de YouTube da banda, os músicos estavam em estúdio e, aparentemente, o processo de gravação parecia estar já muito perto de terminado. Pois bem, recentemente o grupo ucraniano actualizou as suas redes sociais com uma publicação em que anuncia que concluiu finalmente o processo de gravação do seu novo álbum, o sucessor do muito aplaudido «Macro», de 2019. Os músicos usaram o Instagram para partilharem a imagem de uma pasta com os ficheiros da mistura final do disco, acompanhada por uma breve legenda onde pode ler-se: “#jinjer4 is done“ [em tradução livre: “o #jinjer4 está pronto“]. Esperançosamente, o próximo álbum completo da banda liderada por Tatiana Shmailyuk será editado em breve.
“Aqueles que estão de olho em nós já devem ter ouvido dizer que os JINJER têm estado a trabalhar em novo material desde o início da pandemia“, comentou o baixista Eugene Abdukhanov no passado mês de Abril. “É uma daquelas situações em que, às vezes, até mesmo o acontecimento mais negativo e terrível pode ter um resultado positivo. Privados das digressões, conseguimos concentrar toda a nossa criatividade e frustração e transformá-las em novas canções que, na minha opinião, são das melhores que já escrevemos. É complexo, mas ainda assim cativante, groovy, mas com uma paleta de notas, sons e, o mais importante: sentimentos… Este novo álbum pode levar todo o género da música extrema a um nível totalmente novo e elevar o nível de musicalidade ainda mais para a banda e a cena do metal em geral.“