JETHRO TULL

JETHRO TULL @ Coliseu dos Recreios, Lisboa | 06.03.2024 [reportagem]

É certo que a voz de Ian Anderson já não é o que era, mas a sua abordagem à flauta continua em boa forma e esta foi mais uma excelente passagem dos lendários JETHRO TULL por Lisboa – com direito a casa cheia, e um som excelente e bem definido.

Dois anos depois da última passagem por Portugal, os JETHRO TULL regressaram a um sala onde já tinham sido muito felizes, naquele que foi o primeiro de dois concertos de regresso ao nosso país – com o segundo a acontecer no dia seguinte, 7 de Março, no Coliseu do Porto. Sem direito a banda “suporte”, desta vez os músicos optaram por apresentar um alinhamento mais diversificado ao invés da celebração dos prog years que tinham trazido na bagagem em 2022.

Poucos minutos passados das 21:00, a banda de Ian Anderson subiu ao palco ao som do clássico «Cross-eyed Mary», de que os fãs dos IRON MAIDEN se devem lembrar graças à versão que o grupo de Steve Harris fez para o lado B do single «The Trooper». Este foi, de resto, o primeiro dos três temas tocados do clássico «Aqualung», sendo que os dois restantes ficaram reservados para a recta final do concerto.

Logo a seguir, ouviu-se «We Used To Know», do álbum «Stand Up» de 1969, que o líder dos JETHRO TULL apresentou com farpas aos The Eagles, alegadamente por terem roubado a melodia para aquele que acabaria por tornar-se um dos mais conhecidos temas de todos os tempos, «Hotel California». Nesse momento foi também curioso notar que, nas imagens que iam passando no ecrã no fundo de palco, se viu um imagem do hotel Holiday Inn (em mais uma farpa direccionada à banda norte-americana).

De «Heavy Horses», do ano de 1978, saíram o tema-título e ainda «Weathercock», dois temas que, naquela altura, já abordavam temas ecológicos. Pelo meio, ainda houve uma passagem pelo disco natalício dos JETHRO TULL, através de uma interpretação de «Holly Herald», para uma primeira passagem pelo mais recente disco «RökFlöte», com «Wolf Unchained», e para «Mine Is The Mountain», numa breve viagem a «The Zealot Gene». Depois, «Bourrée in E Minor», uma adaptação do clássico de J.S. Bach, encerrou a primeira parte do concerto.

Após quinze minutos de descanso, os JETHRO TULL iniciaram então a segundo do set com «Farm On The Freeway», logo seguida de «The Navigators», também do último disco de estúdio. De «Stormwatch», originalmente editado em 1979, foram tocadas «Warm Sporran» e «Dark Ages», havendo ainda tempo outra viagem a «The Zealot Gene» com «Mrs Tibbets». No final, como não podia deixar de ser, ouviram-se as clássicas «Aqualung» e, já em regime de encore, «Locomotive Breath».