JAY WEINBERG

JAY WEINBERG, ex-baterista dos SLIPKNOT, sujeito a uma cirurgia à anca e ao fémur

“O caminho adiante nesta recuperação será um desafio, mas é um desafio que estou pronto a enfrentar”, garante JAY WEINBERG.

Jay Weinberg, o ex-baterista dos SLIPKNOT, foi recentemente submetido a um procedimento cirúrgico para reparar lesões na anca e no fémur. O músico baseado em Nashville anunciou a notícia apenas duas semanas após ter sido a banda ter anunciado que o baterista já não faz parte do grupo de Des Moines. Ontem, Domingo, 19 de Novembro), Jay recorreu às suas redes sociais para partilhar uma foto em que surge de muletas e escreveu uma longa mensagem ao seu fãs.

Na passada terça-feira, após três anos de cuidadoso planeamento, fiz finalmente um procedimento ambulatório para reparar a minha anca esquerda e moer uma parte deformada do meu fémur — uma condição que nunca afectou a minha habilidade de tocar bateria, mas que eu queria tratar durante as pausas da minha agenda de gravações e digressões“, começou por explicar JAY WEINBERG.

Desde 2020, a minha prioridade era acima de tudo não interromper as minhas actividades, até que uma janela na agenda me permitisse completar uma recuperação esperada de cerca de quatro meses“, diz o músico. “Em Maio, a agenda começou a mostrar que essa janela seria agora. Após uma ressonância magnética em Agosto, tomei a decisão (com aqueles que me estão mais próximos na minha vida pessoal e profissional) de agendar essa cirurgia imediatamente após o último concerto de 2023, com a ambição e expectativa de estar pronto para o palco no próximo concerto em Abril.

“Embora p compromisso para me recuperar continue o mesmo, fiquei desapontado por saber que não vou poder vê-los a todos em Las Vegas como planeado”, desabafa JAY WEINBERG, referindo-se àquela que será a próxima actuação dos SLIPKNOT, na edição de 2024 do Sick New World. “Talvez alguns de vós estejam a enfrentar os seus próprios desafios; todos nós os temos. No entanto, não importa o quanto te sintas em baixo, há motivos para ter esperança e manter uma mentalidade positiva. Cuida de ti mesmo. Rodeia-te de pessoas positivas. Foca-te no que dá sentido e propósito à tua vida.

Hoje, passei o dia numa zona de Nova Iorque que me inspirou pela primeira vez a seguir uma vida criativa e foi reconfortante revisitar um lugar que traz memórias da descoberta do metal, punk e hardcore“, diz o músico em jeito de conclusão. “Acredito que sempre fui sincero com vocês. Não há motivo para mudar isso agora. Espero partilhar a minha jornada e mantê-los atualizados na minha aventura de volta a 100%. Graças à minha incrível equipa de médicos, já estou a caminhar de volta para o que mais amo fazer! O caminho adiante nesta recuperação será um desafio, mas é um desafio que estou pronto a enfrentar.

Os SLIPKNOT anunciaram ter-se separado do baterista Jay Weinberg no passado dia 5 de Novembro. Em parte, os músicos explicaram a cisão dizendo que tinham “decidido tomar uma decisão criativa e separar-se do Jay“, mas até ao momento não deram mais explicações para o sucedido. No entanto, no dia 11 de Novembro, Weinberg emitiu a sua própria declaração sobre o assunto, dizendo que ficou desolado e surpreso ao receber o telefonema em que se foi comunicada a decisão, mas que está imensamente grato a todos os fãs pelo apoio. Ou, como Jay Weinberg diz, “isto não é o fim, e estou empolgado para descobrir o que o futuro reserva para nós“.

Às vezes, pergunto-me como seria visitar o meu eu de olhos arregalados, com apenas dez anos, quando me comecei a apaixonar perdidamente por um som e cultura novos e empolgantes – e contar-lhe sobre os últimos dez anos“, escreveu Jay Weinberg. “Mesmo nos dias mais difíceis, gosto de pensar que ele ficaria animado com a aventura que estava por vir.

Fiquei desolado e surpreso ao receber o telefonema que recebi na manhã de 5 de Novembro; a notícia da qual, a vossa maioria soube logo em seguida”, continua o músico. “No entanto, fiquei impressionado e verdadeiramente grato pela demonstração de amor e apoio que recebi dessa comunidade incrível que considero ser a minha casa criativa e artística. Este não é o fim da jornada com a qual sonhei e me comprometi a seguir, de maneira nenhuma.

No entanto, apesar da confusão e tristeza, há algo que tem proporcionado uma quantidade igual de conforto. Para muitos de vocês que estão a ler isto: há 10 anos, ainda não nos conhecíamos. E agora, conhecemos. Por isso, estou grato de maneiras que nunca serei capaz de expressar completamente. Eu amo tocar bateria. Sempre amarei tocar bateria. Vou ter sempre uma paixão enorme pela música, arte e expressão criativa. Nada nunca mudará isso.

Não sei como, e não sei quando, mas estou ansioso para criar música alta, apaixonada e sincera que possamos curtir juntos novamente. Até lá, por favor, saibam que foi a alegria de uma vida passar os últimos dez anos com vocês, partilhando do nosso amor por esse cantinho especial do mundo da música e da arte. Isto não é o fim, e estou empolgado para descobrir o que o futuro reserva para nós. Obrigado.

Jay Weinberg juntou-se aos SLIPKNOT em 2014, substituindo o baterista fundador Joey Jordison, que faleceu tragicamente em 2021. Recorde-se que esta não é a primeira mudança na formação que a banda sofre este ano, com os músicos a separarem-se do teclista Craig “133” Jones apenas umas semanas antes de terem dado um concerto demolidor no Evil Live Festival, em Lisboa.

Jay Weinberg fez seu último concerto com os SLIPKNOT no passado dia 3 de Novembro, no Hell & Heaven Festival, em Toluca, no México.