JACK RUSSELL

[R.I.P.] Faleceu JACK RUSSELL, membro fundador e vocalista dos GREAT WHITE

Uma voz incrível que vai viver para sempre” — JACK RUSSELL, o inimitável cantor e fundador dos roqueiros GREAT WHITE, tinha apenas 63 anos.

JACK RUSSELL, cantor e membro fundador dos GREAT WHITE, faleceu aos 63 anos. A notícia foi avançada pela sua família, numa nota em que informam que o músico faleceu “tranquilamente” na quinta-feira, dia 15 de Agosto. Russel estava rodeado pela sua família e amigos, segundo a declaração divulgada por K.L. Doty, que assinou a sua autobiografia. “O Jack era amado e vai ser sempre recordado pelo seu sentido de humor, pelo seu excepcional entusiasmo pela vida e pela sua inabalável contribuição para o rock’n’roll, onde o seu legado viverá para sempre“, escreveu Doty. “A família pede privacidade neste momento.

A notícia da morte de JACK RUSSELL surge menos de um mês após o cantor ter anunciado que ia retirar-se das digressões, em consequência de um diagnóstico de demência de corpos de Lewy. “Fãs e amigos, é com o coração pesado que anuncio a minha retirada da estrada,” revelou Russell num comunicado a 17 de Julho.

Após o diagnóstico de demência de corpos de Lewy e atrofia de múltiplos sistemas em Maio de 2024, não sou capaz de actuar ao nível que desejo e ao nível que vocês merecem. Palavras não chegam para vos expressar a minha gratidão pelos muitos anos de memórias, amor e apoio. Obrigado por me deixarem viver os meus sonhos. Vocês tornaram a minha vida uma maravilha.

A demência de corpos de Lewy é frequentemente mal diagnosticada como sendo doença de Alzheimer ou doença de Parkinson, devido à sua semelhança inicial com essas outras doenças neurodegenerativas. No entanto, é a segunda causa mais comum de demência, sendo que afecta a memória, a capacidade de resolver problemas e a tomada de decisões. Leva a fraqueza e rigidez muscular, e também pode causar distúrbios do sono e alucinações.

JACK RUSSELL liderou os roqueiros GREAT WHITE durante o seu período áureo no final dos anos 1980, cantando êxitos como «Once Bitten, Twice Shy», «Rock Me», «Save Your Love» ou «The Angel Song». Após ter deixado a banda em 2001, seguiu com uma carreira a solo, mas, eventualmente, começou a dar concertos como Jack Russell’s Great White. Foi com essa formação que actuou no The Station, em West Warwick, Rhode Island, em 2003, quando o espectáculo pirotécnico da banda causou um incêndio que tragicamente resultou na morte de 100 pessoas, incluindo o guitarrista Ty Longley.

O cantor reuniu-se novamente com os GREAT WHITE em 2006, mas deixou mais uma vez a banda quatro anos depois. A partir de então, passaram a existir duas versões do grupo, enquanto decorria uma batalha judicial que, eventualmente, permitiu às duas formações fazerem digressões e gravarem separadamente. Com os GREAT WHITE originais, Russell lançou onze álbuns, atingindo o estatuto de platina com «Once Bitten», de 1987, e de dupla platina com o seu sucessor, «…Twice Shy». Os Jack Russell’s Great White só lançaram um álbum de estúdio, intitulado «He Saw It Comin’», em 2017.

Apesar das desavenças ao longo dos anos, os GREAT WHITE prestaram uma sentida homenagem ao seu ex-cantor, publicando a seguinte mensagem nas redes sociais: “As nossas mais profundas condolências à família do Jack Russell. Esperamos que encontrem algum conforto ao saber que a incrível voz do Jack vai viver para sempre. O seu amor pelos fãs e pelos seus filhos não tinha comparação, assim como o seu amor pela música rock. O que se pode dizer sobre alguém que esteve ao nosso lado numa jornada tão incrível, tanto nos bons como nos maus momentos? Preferimos deixar que a música preencha as lacunas.

Todos aqueles anos maravilhosos que passámos juntos vão ficar guardados nos nossos corações. Foi um privilégio e uma alegria partilhar o palco com o Jack Russel – fizemos muitos espectáculos, percorremos muitos quilómetros e tocámos rock no máximo. No estúdio, o Jack era incrível. Estava sempre preparado para trabalhar. E trabalhou arduamente. O Jack cantava até conseguir a melhor performance para cada canção. E trouxe a mesma excelência a cada espectáculo. A consistência das suas actuações ao vivo era sempre incomparável. Descansa em paz, eras um dos maiores defensores do rock.