IRON MAIDEN: Teorias acerca do novo álbum e os ‘easter Eggs’ do clip de «The Writing On The Wall»

Desde os primeiros momentos que os IRON MAIDEN fornecem um pouco mais do que música. Entretenimento, diversão, podem chamar-lhe o que quiserem, mas o fã da banda de Steve Harris tem sempre material para algo mais que apenas uma canção. E quando um novo tema vem acompanhado de uma animação de cerca de sete minutos, todos procuram um easter egg que os faça sorrir. A LOUD! foi procurar alguns, no novo vídeo que acompanha «The Writing On The Wall». Comecemos pela campanha, primeiro uns flyers e t-shirts a anunciar o “Belshazzar’s Feast”, depois as letras TWOTW espalhadas numa série de sítios. Até ao momento, mais de 48 horas após a divulgação do vídeo, nada mais se sabe. O rumor refere um duplo álbum de estúdio e não surpreenderia ninguém se fosse intitulado «Belshazzar’s Feast». O tema, bíblico, refere a última festa do último rei da Babilónia. Muitos veem nisso um sinal para que este possa ser o último disco de estúdio do grupo. Será? A verdade é que dentro de um par de anos a famosa Dama de Ferro já celebra cinquenta anos de existência.

Para já, o que se sabe, é o que se vê, e vamos lá aos easter eggs do vídeo. Logo no início, os abutres remetem para o tema «Flight Of Icarus» e a rapariga que surge em cena traz uma t-shirt vintage da World Slavery Tour. Na mão, um cartaz para o “Belshazzar’s Feast”. Desmaiada, uma personagem aborda-a e, no dedo, tem um anel alusivo a «Piece Of Mind». Um easter egg mais difícil, surge aos 48 segundos, quando os quatro cavaleiros do apocalipse surgem, duas ruínas representam o pub Cart And Horses, onde Steve Harris deu o primeiro concerto com a banda, e a Aces High Store. Pouco depois, um avião em destroços, remete para o Eddie Force One da Book Of Souls World Tour. Durante a marcha dos cavaleiros, numa das motos, pode observar-se uns riscos como contagem de algo. Na realidade são dezassete riscos, e o próximo disco dos MAIDEN será o décimo sétimo de estúdio. Ao primeiro minuto de vídeo é onde aparecem mais símbolos, está lá a bandeira de «The Trooper», um relógio que marca «Two Minutes To Midnight» e vários pósteres de digressões, bem como uma imagem, segundos à frente, que remete para a capa do single «Twilight Zone». Mais à frente, surge, enterrada na areia, a caixa de «Eddie Archives».

Numa nova sequência, há um desfile de personagens, liderado por uma limousine em que a bandeira dos Estados Unidos aparece invertida, sinal de rendição e, num velho tubo, surge a clássica “Eddie Lives”. Muitos sinais podem ser lidos nesse desfile, mas a análise fica apenas pelo imaginário IRON MAIDEN, como a lápide que tanto representa «Live After Death», como a sua inscrição que refere «No Prayer For The Dying», clara alusão ao oitavo álbum do grupo. À frente da lápide, vê-se um capacete partido que remete para a capa de «The Final Frontier». O deserto resulta numa mistura de ‘Mad Max’, ‘Planet Of The Apes’ e ‘Star Wars – The Force Awakens’. Podem ver-se ruínas alusivas a Londres, numa referência à Tower Bridge de «Brave New World». Está também lá Nova Iorque ou as estátuas moai da Ilha da Páscoa, por exemplo. Ou um dirigível que remete para a capa do single «Empire Of The Clouds». E claro, latas da cerveja Trooper. A partir daqui, desenvolve-se a história do vídeo clip, mas ainda há mais easter eggs, que revelaremos a seu tempo.