iron maiden

IRON MAIDEN: Imagens raras de 1981 ainda com Di’Anno na banda [vídeo]

Os IRON MAIDEN, “apanhados” em digressão pelo Canadá, escassos meses antes de se separarem de PAUL DI’ANNO.

A internet tem destas coisas maravilhosas. Entre o escárnio e o maldizer que parecem dominar as redes sociais, volta e meia, vale mesmo a pena perder algum tempo online à procura de rararidades. Neste caso, trata-se de uma filmagem rara dos IRON MAIDEN, datada de 1981, que alguém fez o favor de disponibilizar no YouTube. O vídeo capta a passagem da banda, durante a digressão de promoção ao álbum «Killers», no Concert Hall, em Toronto, no Canadá.

Como podes conferir no player em baixo , ao longo de um pouco mais que dez minutos é possível ver trechos da actuação dos IRON MAIDEN, assim como entrevistas com o baixista Steve Harris e com o então vocalista da banda, Paul Di’Anno. A gravação inclui imagens de uma conversa com os fãs e até um pouco de um jogo de futebol pré-concerto, um ritual que, durante anos, os músicos britânicos costumavam pôr em prática sempre que tinham oportunidade.

Esta passagem dos IRON MAIDEN pelo Concert Hall de Toronto aconteceu no dia 19 de Junho de 1981 e foi uma das últimas com Di’Anno, que saiu em Setembro de 1981 e foi prontamente substituído por Bruce Dickinson, que já fez a tour seguinte.

Em notícias bastante mais recentes, embora nem Bruce Dickinson nem o baterista Nicko McBrain digam exactamente o que está para vir, o vocalista dos IRON MAIDEN deu a entender que a banda tem algo em andamento e que, o que quer que seja, vai agradar aos fãs da lendária banda. As escassas informações oferecidas pelos dois surgiram num novo vídeo que a banda divulgou na sua conta oficial do YouTube e em que agradecem ao público europeu pela muito bem-sucedida digressão que levaram recentemente a cabo pelo Velho Continente.

Nicko McBrain, que sofreu um mini-AVC em Janeiro e continua a recuperar, começa por explicar que a banda terá que descansar um pouco no final de 2023 e no início de 2024. “Vamos tirar um tempinho para pensar no que faremos depois”, diz ele. Dickinson, por seu lado, foi ainda um pouco mais cauteloso, mas deu a entender que a banda já sabe exactamente o que vai fazer a seguir: “Vai acontecer alguma coisa. Não posso dizer o que é, mas vocês vão ficar felizes.

O primeiro pensamento vai imediatamente para um novo álbum, claro, mas tendo em conta que o mais recente LP da banda, «Senjutsu», foi lançado em 2021 e o clássico «Powerslave» completa 40 anos já no próximo ano, se calhar trata-se de uma edição ‘deluxe’ e uma digressão de aniversário dedicada a 100% ao álbum de 1984. Até porque faz todo o sentido que a banda trate de capitalizar um dos lançamentos mais influentes da sua já longa carreira.