Os gigantes IRON MAIDEN acabam de anunciar mais cinco espectáculos à The Future Past Tour 2023, com a lendária banda britânica a actuar em Tampere, na Finlândia, Bergen, na Noruega, Barcelona, Murcia e Bilbao, em Espanha, em Junho e Julho de 2023. Até ao momento, as três datas no país vizinho — a saber, 18 de Julho no Palau Sant Jordi, Barcelona, 20 de Julho no Estádio Enrique Roca, Murcia, 22 de Julho no Bizkaia Arena Bec!, Bilbao — são as únicas confirmadas para a Península Ibérica, mas segundo a informação vinculada nas redes sociais dos músicos ainda há “mais datas europeias da The Future Past Tour por anunciar“. Os bilhetes vão ser colocados à venda nos próximos dias 3 de Novembro (Finlândia) e 4 de Novembro (Noruega e Espanha). A venda antecipada do fan club começa já na segunda-feira, 31 de Outubro, para as datas na Finlândia e na Noruega, e na quarta-feira, 3 de Novembro, para as datas espanholas.
Muitos dos fãs presentes na último concerto dos IRON MAIDEN em Portugal devem ter notado que, no final, Bruce Dickinson não só se despediu com um “Até para o ano”, mas de forma propositada e irónica, deixou sair um “maybe Somewhere on Tour”. Esta frase deixou muita gente curiosa. Somewhere On Tour é a designação da rota que, entre 1986 e 1987, percorreu o globo promovendo o álbum «Somewhere In Time». Mais tarde, esse LP seria uma vez mais recordado entre 2008 e 2009 na digressão intitulada Somewhere Back In Time World Tour, em que vários discos eram revisitados, à semelhança do que tinha sido feito na Eddie Rips Up The World Tour. No entanto, com a edição recente de «Senjutsu», era de esperar ser este mais recente trabalho o alvo da próxima digressão. Na realidade, os espectáculos da fase final da Legacy Of The Beast World Tour começaram mesmo com três temas extraídos do disco e todo um cenário alusivo ao mesmo, só depois entrando o cenário que acompanhou a digressão na sua fase pré-Covid.
Pois bem, há umas semanas a banda britânica anunciou a data para pré-venda de bilhetes para a próxima viagem pelo continente europeu, em que se especula visitarem novamente festivais, como é o caso do Hellfest, em França. E a surpresa é que a digressão se intitulará The Future Past Tour, misturando temas de «Senjutsu» com temas do LP «Somewhere In Time». De acordo com Steve Harris, que refere já ter tocado três temas de «Senjutsu» nos últimos concertos, “não faz muito sentido repetir estes temas numa digressão do álbum, por isso pensámos em outras opções e decidimos revisitar uma vez mais o «Somewhere In Time», já que essa digressão não foi focada nas diversas tours retrospectivas que fizemos ao longo dos anos”. Segundo o baixista, “não filmámos essa digressão, por culpa do manager, e temos tido pedidos de muitos fãs, ao longo dos anos, para algumas das faixas, e agora vamos tocar essas”. Podes conferir todas as datas já confirmadas aqui.