Faleceu Ron Bushy, baterista dos veteranos Iron Butterfly. O músico nasceu a 23 de Dezembro de 1945, tendo falecido hoje de manhã aos 79 anos, após uma batalha contra cancro no esófago. Era o único elemento da banda a ter participado em todos os álbuns de estúdio da mesma.
A vida de Ron Bushy confunde-se com a dos míticos Iron Butterfly. O quarteto de San Diego teve o seu único êxito comercial através do tema «In-A-Gadda-Da-Vida», do álbum do mesmo nome. O tema, mítico, que se deve ler como «In The Garden Of Eden», prolonga-se por cerca de dezassete minutos, na versão de álbum, mas em single foi encurtado para menos de três minutos. A versão single acaba a resultar mais curta que o próprio solo de bateria executado por Ron Bushy na versão para o álbum.
«In-A-Gadda-Da-Vida» é um dos temas influentes no hard’n’heavy, e a banda, a par dos MC5, Vanilla Fudge ou Cream, formou um grupo determinante de influências para os Led Zeppelin e Black Sabbath. Completada pelo vocalista e teclista Doug Ingle, guitarrista Erik Brann e baixista Lee Dorman (dos quais só Ingle ainda é vivo), esta era a formação clássica, responsável pelos álbuns «Heavy» e «In-A-Gadda-Da-Vida», ambos de 1968, e «Ball» de 1969. O grupo mudaria de formação, entrando mesmo em períodos longos de hiato, sem nunca obter o sucesso do início. «Metamorphosis», em 1970, «Scorching Beauty» e «Sun and Steel», ambos em 1975, seriam os restantes discos de estúdio editados.
A sua fama levou a que inúmeros registos ao vivo fossem libertados em disco, o último datando de 2014, «Live in Sweden 1971». A banda estava novamente reunida desde 2015. A partir de 2018, Ron Bushy só aparecia em palco em determinados momentos. São conhecidas 53 diferentes formações e oficialmente registaram-se três términos. Mas toda a influência do grupo, apesar dos excelentes primeiros discos, ronda à volta do tema «In-A-Gadda-Da-Vida», anos mais tarde celebrado pelos Slayer, na banda sonora do filme «Less Than Zero».