Stu Block e Luke Appelton, o vocalista e o baixista dos ICED EARTH, respectivamente, anunciaram oficialmente a sua saída da banda norte-americana. Hoje, segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, Stu, o vocalista canadiano que liderava o grupo norte-americano desde 2011, divulgou uma declaração através das suas redes socais em que se pode ler: “Olá a todos. Bem, há momentos e eventos em que uma pessoa tem de fazer um balanço e reavaliar a sua vida, o seu trabalho e a trajectória para o futuro. Dito isto, informei o Jon que tenho de anunciar a minha demissão dos ICED EARTH com efeito imediato. Antes de tomar qualquer decisão pessoal, precisei das últimas semanas para processar a situação, tentando respeitar os outros elementos da banda que estavam também a fazer o mesmo. Agradeço muito a todos por respeitarem isso. Para mim, esta é a melhor decisão em muitos aspectos e também para o meu crescimento profissional daqui para frente. É hora de seguir em frente, curar e prosperar.“
Por seu lado, Appleton, que se juntou à banda em 2012 e tocou nos álbuns «Plagues Of Babylon» e «Incorruptible», também emitiu uma declaração em separado. “Em resposta aos eventos e circunstâncias recentes, notifiquei a agência de management dos ICED EARTH e o Jon que vou renunciar ao meu lugar como baixista dos ICED EARTH com efeito imediato. Gostaria de agradecer a todos os que me enviaram o seu apoio e amor durante este momento difícil. Obrigado!!!“. O afastamento de Block e Appleton acontece cerca de um mês depois de Schaffer ter sido preso por ter participado no motim do mês passado no Capitólio dos Estados Unidos. O músico, que mora em Columbus, Indiana, entregou-se às autoridades no passado dia 17 de Janeiro. De acordo com o FBI, Schaffer estava entre os desordeiros que pulverizaram a polícia do Capitólio dos Estados Unidos com “spray de urso”, uma forma de spray de pimenta ainda mais potente.
O estratega e mentor dos ICED EARTH foi fotografado e capturado num vídeo de vigilância com “spray de urso” e a envolver-se em altercações verbais com a polícia do Capitólio. Schaffer é visto a segurar o que o FBI descreve como “óculos de sol transparentes” numa fotografia e com “spray de urso” em outras fotografias. O músico enfrenta agora seus acusações: Entrar ou permanecer intencionalmente em qualquer edifício ou terreno restrito sem autoridade legal; Perturbar a conduta ordenada dos negócios governamentais; Participar conscientemente num acto de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito; Entrada violenta e conduta desordeira num edifício do Capitólio; Envolver-se num acto de violência física num edifício do Capitólio; Desfile, manifestação ou piquete num edifício do Capitólio.
Jon Schaffer foi fotografado entre as centenas de pessoas que invadiram o prédio do Capitólio num esforço para interromper a certificação de Joe Biden como 46.º presidente dos Estados Unidos. O motim aconteceu logo depois de Donald Trump ter realizado um comício nas proximidades e incitado os seus apoiantes a marcharem até ao Capitólio. Sem mencionarem directamente o nome de Schaffer, os seus colegas de banda nos ICED EARTH divulgaram um comunicado a condenar o sucedido. “Nós NÃO toleramos nem apoiamos os distúrbios e actos de violência nos quais os manifestantes estiveram envolvidos a 6 de janeiro no prédio do Capitólio dos Estados Unidos. Esperamos que todos os envolvidos sejam levados à justiça para serem investigados e responderem pelas suas acções.“, escreveram os outros quatro membros da banda.