Um novo vídeo de vigilância divulgado, e usado como prova, durante o julgamento de destituição de Donald Trump parece mostrar Jon Schaffer, o guitarrista e mentor dos ICED EARTH, a atacar as forças de segurança durante a insurreição de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos. As novas imagens, que podem ser vistas em cima, foram tornadas públicas pela CNN ontem, segunda-feira, dia 15 de Fevereiro. O vídeo mostra um homem de barba branca, a usar o mesmo casaco azul e o boné dos Oath Keepers que Schaffer envergava nas fotos que surgiram após o tumulto.
No vídeo, o músico pode ser visto no meio de um bando de insurgentes, a atacar um grupo de polícias. Recorde-se que Jon Schaffer foi identificado pelo FBI através de diversas fotos, sendo que, numa delas, a que foi veiculada por diversos canais de notícias importantes, mostra o guitarrista a apontar de uma forma muito semelhante à que pode ser vista no vídeo. Schaffer foi preso a 17 de Janeiro e actualmente está detido numa prisão em Indiana. O músico encontra-se a aguardar transporte para Washington, D.C., onde enfrenta seis acusações federais. A filmagem de segurança que aparentemente mostra Schaffer a atacar a polícia começa na marca dos 01:13.
Também ontem, dois elementos dos ICED EARTH — o vocalista Stu Block e o baixista Luke Appleton — anunciaram que tinham decidido abandonar a banda após a prisão de Schaffer. Outro membro, o guitarrista Jake Dreyer, deu também a entender que já não está associado ao grupo, dizendo ao TMZ que pretende concentrar na sua outra banda, os WITHERFALL. No início deste mês, o vocalista Hansi Kürsch, dos BLIND GUARDIAN, anunciou a sua saída dos DEMONS & WIZARDS, projecto que mantinha ao lado de Jon Schaffer. Num comunicado divulgado à imprensa, Kürsch declarou: “Informei o Jon e a Century Media que estou a deixar o projecto Demons & Wizards, uma decisão com efeito imediato. A minha colaboração com o Jon nos Demons & Wizards acabou“.