Mestres do power metal alemão, os HELLOWEEN regressam com força renovada e prometem uma viagem épica entre colossos e criaturas lendárias.

O novo álbum dos HELLOWEEN está finalmente pronto! A notícia foi avançada por Kai Hansen, que, num vídeo publicado no dia 9 de Abril, na sua conta pessoal no Instagram, confirmou que o muito aguardado sucessor de «Helloween», de 2021, já está totalmente gravado e misturado. “Está feito. E estou muito feliz com o resultado… Acho que conseguimos criar um grande álbum. Portanto, aguardem”, disse o guitarrista e vocalista da banda alemã, num curto teaser onde deixou também ouvir excertos de várias faixas do disco.

Agora, os HELLOWEEN anunciaram oficialmente o lançamento do novo álbum de estúdio, intitulado «Giants & Monsters», com data de edição marcada para o próximo dia 29 de Agosto, via Reigning Phoenix Music. Num comunicado cheio de humor e entusiasmo, os HELLOWEEN escrevem: “Trancámo-nos num estúdio, invocámos alguns gigantes, lutámos com uns quantos monstros e, de alguma forma, saímos de lá com um álbum novo: «Giants & Monsters». (Também cheira a vitória… e possivelmente a hálito de dragão.)“.

As gravações de «Giants & Monsters» arrancaram no Verão de 2024. Depois do enorme sucesso crítico e comercial de «Helloween», que representou a reunião da formação clássica alargada da banda alemã, as expectativas estão altas — e tudo indica que o grupo está pronto para corresponder. Com o álbum pronto a ser editado, os músicos não resistiram a partilhar a novidade com os fãs, acrescentando: “E como somos péssimos a guardar segredos (e ainda piores a esperar)… preparados para entrar no reino dos riffs, rugidos e solos ridiculamente épicos? A alinhamento está a caminho. Preparem-se. Ou não. Não somos vossos pais.

Em Dezembro passado, Andi Deris, um dos vocalistas dos HELLOWEEN, já tinha adiantado alguns detalhes sobre o conteúdo do LP numa entrevista à MariskalRockTV. “Adoro duas ou três músicas do Kai. São super loucas e adoro-as de morte. O Weiki [Michael Weikath] também escreveu uma grande canção. As minhas músicas são sempre boas… [risos]

Estou a brincar, mas acho mesmo que temos muitas canções fantásticas. Ganchos incríveis, muitos momentos para cantar em coro. Acho que é algo que precisamos nos tempos que aí vêm. Tenho de dizer que vai ser um registo muito positivo. Diria que 80% do álbum é mesmo super positivo. Às vezes muito rápido e pesado, mas sempre positivo. Com boa energia. E temos uma balada… Finalmente temos uma balada.”

Este espírito parece dar continuidade ao caminho traçado por «Helloween», um álbum que marcou o regresso às raízes da banda, com gravações analógicas, produção cuidada e uma celebração da sua já longa história. Gravado em parte nos históricos H.O.M.E. Studios, em Hamburgo — onde tudo começou em 1984 — o disco utilizou a mesma mesa de mistura de clássicos como «Master Of The Rings», «Time Of The Oath» e «Better Than Raw». A produção ficou a cargo de Charlie Bauerfeind e Dennis Ward, e a mistura decorreu nos Valhalla Studios.

Recorde-se que «Helloween» entrou no Top 10 das tabelas de vendas em mais de dez países, incluindo na Alemanha, Espanha, Finlândia, Suécia, Suíça e Áustria. A capa do disco foi assinada por Eliran Kantor, artista associado a bandas como TESTAMENT, ICED EARTH ou SODOM, e a sonoridade representou um regresso ao espírito dos anos 80, com Dani Löble a gravar com a mesma bateria utilizada pelo falecido Ingo Schwichtenberg nas sessões de «Keeper Of The Seven Keys».

Mais recentemente, os HELLOWEEN, que vão actuar no Campo Pequeno, em Lisboa, a 13 de Novembro, editaram o registo ao vivo «Live At Budokan». Gravado durante o concerto de 16 de Setembro de 2023 no lendário Nippon Budokan, em Tóquio, o disco documenta a força ao vivo da banda e reforça a ligação especial com os fãs japoneses — uma base fiel desde os primórdios da sua carreira. Em baixo, já podes conferir a capa e o alinhamento completo de «Giants & Monsters».

01. Giants On The Run | 02. Savior Of The World | 03. A Little Is A Little Too Much | 04. We Can Be Gods | 05. Into The Sun | 06. This Is Tokyo | 07. Universe (Gravity For Hearts) | 08. Hand Of God | 09. Under The Moonlight | 10. Majestic