A estreia em Portugal das estrelas em ascensão do metal japonês HANABIE. acontece hoje, 25 de Junho, no LAV – Lisboa Ao Vivo.
Surgido do coração de Tóquio, o mais recente fenómeno do metal japonês está a pegar fogo ao mundo com o seu som eletrizante e atuações ao vivo incrivelmente cativantes. Com uma jornada extraordinária e repleta de triunfos, as HANABIE. têm como objetivo gravar o seu nome nos anais da música moderna mais pesada. Em 2024, dão continuidade ao seu plano de conquista mundial com mais uma extensa tour europeia de apoio ao álbum de estreia «Reborn Superstar!». Na rota, consta uma actuação única, agendada para o dia 25 de Junho, no LAV – Lisboa Ao Vivo, que marca a primeira passagem destas estrelas em ascensão por solo luso.
As HANABIE. não têm qualquer interesse em conformar-se com estereótipos e isso ficou bem claro há cerca de um ano quando lançaram o vídeo-clip de «お先に失礼します (Pardon Me, I Have To Go Now)», que mostrou o quarteto – Yukina na voz, Matsuri na guitarra/voz, Hettsu no baixo e Chika na bateria – a rebelar-se contra a cultura corporativa misógina e a rejeitar violentamente todos e quaisquer papéis de género atribuídos. Da mesma forma, a sonoridade que praticam desafia categorização, transformando referências de punk, bandas-sonoras, metalcore, EDM, nu-metal, J-pop e anime em hinos de metal ultra-modernos e emocionantes.
As HANABIE. embarcaram na sua incrível jornada no meio das movimentadas ruas de Tóquio, quando um quarteto de amigas, unidas pela sua profunda paixão pelo metal, decidiu começar a quebrar convenções e a criar algo profundamente diferente. Utilizando uma abordagem bastante diferenciada à música, o visual da banda diverge de forma audaciosa das convenções estéticas mais tradicionais do género e esse estilo distinto destaca-as dos principais competidores e ressoa com todos os que valorizam a fusão da música pesada com uma imagem tão forte quanto possível.
O nome “HANABIE.” (assim mesmo, com o ponto final) encapsula, de resto, a visão do quarteto, fundindo harmoniosamente o vigor cru do metal com o esplendor delicado da natureza. Enraizada na língua japonesa, a palavra evoca a essência de um dia de Primavera mais fresco, em que flores recém-florescidas enfrentam um frio inesperado no ar.
Num cenário musical repleto de talento, as HANABIE. já deixaram a sua marca no palco global com deslumbrantes concertos carregados de poder e paixão. Embarcaram na primeira tour europeia só em 2023, mas deixaram o público fascinado em todas as cidades por onde passaram e, com cada atuação explosiva, o talento e a energia crua deste coletivo criou um elo de ligação com fãs em todo o continente.
Aliás, tamanho foi o impacto, que esgotaram todas as datas da rota de estreia pelo Velho Continente após múltiplas atualizações, paralelamente a participações em festivais de Verão, como o Dynamo Metal Fest, onde se destacaram num cartaz que incluiu nomes lendários como os Megadeth e os Biohazard, o Motocultor e o Leyendas Del Rock. Por esta altura, tornaram-se uma força a ser reconhecida no circuito internacional do metal.
No entanto, a busca pela dominação mundial não parou por aí. As HANABIE. voltaram também os olhos para os Estados Unidos, onde rapidamente começaram a gerar falatório. As suas poderosas apresentações ao vivo e a presença de palco inesquecível levaram a inúmeras datas esgotadas em todo o país, incluindo apresentações em eventos como o Louder Than Life e Aftershock, com a banda a ver a audácia recompensada de forma vitoriosa.
Refeitas da experiência, a 26 de Julho do ano passado assinaram mais um momento histórico na sua jornada e nos corações dos seus fãs ao redor do mundo, com a edição do tão aguardado álbum de estreia «Reborn Superstar!». Emocionante fusão de power metal, EDM, metalcore, J-pop e habilidade melódica, riffs de guitarra intrincados, batidas poderosas e linhas vocais arrebatadoras, aquilo que o grupo gosta de chamar Harajuku-core traduz-se num som tão ousado e voltado para o futuro com Harajuku, o bairro mais vibrante e colorido de Tóquio.
Lar espiritual das tribos mais jovens da cidade, de motociclistas bem trajados e góticos pálidos até steampunks vestidos de forma extravagante, o local inspirou canções introspetivas e emocionais, com a música das HANABIE. a transcender fronteiras, ligando todos os que anseiam pela intensidade do metal japonês.
Em Julho de 2023, «Reborn Superstar!» chegou aos escaparates e às plataformas de streaming numa parceria entre as gigantes Epic Records e Sony Japan, e tornou clara de uma vez por todas a evolução do grupo e os resultados da sua busca pela perfeição sonora. De hinos explosivos e pulsantes a temas bem poderosos e cativantes, o álbum estabeleceu firmemente as HANABIE. como porta-estandartes do metal moderno para todas as idades e, apoiado em tours esgotadas, consolidou-as como sérias candidatas a um lugar de destaque na história da música pesada contemporânea.
Os bilhetes para o concerto, que contam com os portugueses ALBERT FISH na primeira parte, custam 25€, à venda no site da Prime Artists e nos locais habituais.