Apesar de apontar exigências curiosas de grandes nomes como Prince e Elton John, Medina confessa que AXL ROSE, o vocalista dos GUNS N’ ROSES, foi quem mais problemas causou nos bastidores do evento.
É sabido que muitos artistas exageram nas suas exigências antes de realizarem um espectáculo e as equipas de produção têm, inevitavelmente, de atender todos os seus pedidos. Nos bastidores do ROCK IN RIO isso não é, obviamente, diferente, e muitas são as histórias que ficam para contar. Numa entrevista à revista Veja, o estratega do evento, Roberto Medina, revelou quais foram as estrelas do rock que passaram pelo seu festival e lhe deram mais dores de cabeça.
Apesar de apontar exigências curiosas de grandes nomes como Prince e Elton John, que envolveram toalhas e flores, Medina confessou que Axl Rose, o vocalista dos GUNS N’ ROSES, foi quem mais problemas causou nos bastidores do Rock in Rio.
“Logo na primeira edição aprendi à força a lidar com pedidos esdrúxulos. O Prince exigiu 400 toalhas brancas e só usou trinta. O Elton John queria rosas com talos de exactamente 14 centímetros no camarim. No entanto, ninguém supera o Axl Rose, que deu trabalho aqui [no Brasil] e também em Portugal.” A seguir, recordou duas situações que envolveram o lendário cantor norte-americano.
“Em 1991, no Maracanã, um membro da equipa dos Guns N’ Roses envolveu-se numa briga com uma pessoa da Rede Globo. A confusão estendeu-se pelo dia inteiro e o Axl disse que só subia a palco quando lhe entregassem a fita onde estavam as imagens da altercação. A situação só se revolveu meia hora antes da hora marcada para o concerto, quando um representante da banda foi à Globo e viu as imagens serem apagadas. Em Lisboa, o Axl levou nove calças de ganga iguais e cismou que só tocaria com as que se tinha esquecido no avião. Nós fomos buscá-las, claro.“
No ano passado, os GUNS N’ ROSES surpreenderam os fãs ao tocarem casualmente uma música inédita, intitulada «The General», durante um concerto em Los Angeles. Embora, à semelhança de «Hard Skool» e «Perhaps», este tema tenha sido originalmente gravado durante as sessões de gravação do «Chinese Democracy», só foi finalmente lançado nas plataformas de streaming em Dezembro e, segundo consta, foi gravado, misturado e masterizado durante o Verão de 2023. Recorde-se que «The General» ocupa o lado b da edição limitada do single «Perhaps», que também foi lançado oficialmente hoje.
«The General» foi produzida por Axl Rose e a formação de músicos participantes na música inclui os dois outros elementos originais dos GUNS N’ ROSES, Duff McKagan e Slash, Richard Fortus (guitarra) e Dizzy Reed (teclados), com participações adicionais de Marc Haggard, Chris Pitman, Caram Costanzo, Bryan Mantia e Marco Beltrami.
Hoje, quarta-feira, os GUNS N’ ROSES revelou o vídeo-clip da canção. O clip cinematográfico destaca-se por ser o primeiro da banda criado com Inteligência Artificial. «The General» intercala 20 vinhetas ao vivo com uma viagem visual psicadélica. Para dar vida a essa visão, os músicos colaboraram com Dan Potter – director criativo do estúdio Creative Works, com sede em Londres. O resultado é diferente de tudo que já fizeram, como podes conferir em baixo.
«The General» foi originalmente escrita e gravada durante as sessões de gravação do álbum «Chinese Democracy» e, eventualmente, uma versão demo acabou por ser carregada no YouTube. No início do Verão, Tom Mayhue, o manager de produção de longa data dos GUNS N’ ROSES, confirmou que um novo single da banda ia ser lançado “muito, muito em breve“.
Mayhue discutiu os planos da banda de Axl Rose durante uma breve conferência de imprensa antes do concerto da banda norte-americana em Paris, França, dia 13 de Julho e, explicando que o grupo ia terminar a parte norte-americana da sua actual digressão mundial em meados de Outubro, revelou: “Sei que eles vão começar a trabalhar em música nova. E já têm um monte de coisas gravadas. Portanto, vai haver novidades dos GUNS N’ ROSES muito em breve.”
Mais ou menos na mesma altura, os Urban Sound Studios, que ficam em Oslo, na Noruega, partilharam uma fotografia do vocalista dos GUNS N’ ROSES, Axl Rose, e do guitarrista Slash, aparentemente tirada um dia após a apresentação do grupo noTons Of Rock Festival. A 22 de Junho, a fotografia foi partilhada na conta oficial do estúdio no Instagram com a seguinte legenda: “Hoje tivemos estas duas lendas do rock no estúdio. São dois tipos muito fixes! (Os dois do meio…). A banda queria um bom estúdio com uma variedade de altifalantes e auscultadores para ouvir as novas misturas antes de irem para Glastonbury. Parece incrível!“.
A 2 de Novembro, os GUNS N’ ROSES tocaram o tema «The General» ao vivo pela primeira vez durante a sua apresentação no Hollywood Bowl, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A canção foi apresentada pelo cantor Axl Rose como uma música que nunca tinham tocado antes e que, por isso, “podia ser muito interessante“.
Durante uma aparição no programa ‘Trunk Nation With Eddie Trunk’, da Sirius XM, em Outubro de 2022, Slash foi questionado sobre os planos dos GUNS N’ ROSES para fazerem novas músicas nos meses seguintes. “Quero ir para o estúdio e gravar um disco totalmente novo em algum momento, mais cedo do que tarde, provavelmente“, respondeu o guitarrista. “Além disso, temos coisas que ainda temos de lançar; por isso, vai sair aos poucos. O próximo… Não sei, nos próximos meses ou algo assim. Portanto, é basicamente isso. Temos mais uma tour para fazer no Verão e, depois, ficamos livres para entrar em estúdio e trabalhar num novo disco.“