GUNS N' ROSES

GUNS N’ ROSES: A pior interpretação de sempre da «Sweet Child O’ Mine» [vídeo]

A 9 de Fevereiro, mas em 2011, fez-se história em nome do rock’n’roll e dos GUNS N’ ROSES, mas por todas as razões erradas (e a culpa nem foi propriamente de Axl e companhia).

A Super Bowl, que é a final da NFL, a liga norte-americana de futebol americano, um dos desportos mais populares do planeta, está aí à porta. Além do jogo propriamente dito, que define o campeão, outro grande atractivo da final é o espectáculo que acontece durante o intervalo. Infelizmente, apesar da gigantesca Super Bowl já se ter realizado mais de meia sentada de vezes, o rock e heavy metal têm sido maioritariamente esquecidas pelos organizadores do evento.

Em 2011, o género deu um ar da sua graça no espectáculo, mas o som das guitarras distorcidas marcou presença através de um momento verdadeiramente constrangedor, protagonizado pelos BLACK EYED PEAS, que atingiram bastante sucesso durante os primeiros anos do Século XXI.

Seguindo os passos dos THE WHO, BRUCE SPRING STEEN e TOM PETTY nos três anos anteriores, o colectivo de hip-hop de Los Angeles teve oportunidade de espalhar algumas explosões pop bombásticas, às vezes políticas, no meio do campo… E as coisas estavam a correr bem, até que os músicos sentiram também necessidade de adicionar um pouco de rock’n’roll à sua actuação. E aqui entram os GUNS N’ ROSES, e mais concretamente Slash.

Optaram por interpretar um trecho da «Sweet Child O’ Mine», sucesso maior dos GUNS N’ ROSES e uma das músicas de rock mais icónicas e memoráveis de todos os tempos. É, desde já, importante esclarecer que o que aconteceu a seguir não foi culpa do Slash, nem directamente dos GUNS N’ ROSES. Em 2011, o guitarrista já tinha tocado a canção milhares de vezes. Raios, provavelmente este é um daqueles temas que consegue tocar bem com a guitarra atrás das costas.

A verdade é que nada, mesmo nada, neste momento que provavelmente nem merecia ser recordado, bate certo. As coisas começam logo mal, com will.i.am a gritar, sem motivo aparente, a palavra “Beats!” por cima da icónica intro do tema. Segundos depois, Slash, o inimitável guitarrista dos GUNS N’ ROSES entra em cena, num círculo de gelo seco e a usar uma cartola incrustada com joias que combina com as ombreiras de Fergie.

E, depois, é o descalabro. Parecendo uma má imitação de Axl Rose com um pedaço de comida na boca, a cantora dos BLACK EYED PEAS interpreta o tema como um adolescente bêbado na sua primeira saída à noite. Felizmente, o pesado termina após um pequeno solo de Slash, mas o estrago já estava feito, naquele que a Rolling Stone descreveu como o pior espectáculo do intervalo da Super Bowl de todos os tempos. Dito isto, carreguem no play e… Boa sorte!