Com data de lançamento agendada para Junho, «Sphere Of Atrocities» marca o regresso dos veteranos do death/grind GROG às edições com um novo ataque sonoro verdadeiramente letal.
No passado dia 3 de Março, os ícones lusos do death/grind GROG anunciaram o lançamento daquele que é o seu muito aguardado novo álbum, intitulado «Sphere Of Atrocities», com data e edição marcada para o dia 13 de Junho de 2025. Este regresso implacável será disponibilizado em CD e cassete através da Helldprod Records, numa co-edição com a Murder Records.
Com 34 anos de carreira na bagagem, os GROG continuam a aprimorar a sua fórmula brutal sem perder identidade. «Sphere Of Atrocities» promete ser mais uma descarga de peso e velocidade devastadora, uma lição de como inovar sem comprometer a essência extrema que sempre os caracterizou. A banda descreve este trabalho como uma colisão entre sofisticação e violência, numa experiência sonora tão polida quanto esmagadora.
Veteranos do metal extremo nacional, os GROG praticam a sua arte letal desde 1991 e mantêm a mesma formação há duas décadas, resistindo tanto às convulsões da vida como às transformações constantes do universo musical. Sem perseguirem modas, mas também sem se cristalizarem, a banda aperfeiçoou ao longo dos anos a sua abordagem de morte e destruição sonora, polindo a execução e a composição sem abdicar da brutalidade esmagadora que sempre os definiu.
Essa evolução culmina agora em «Sphere of Atrocities», o quinto álbum da banda e o primeiro em oito anos, com edição marcada para 13 de junho pela Helldprod Records e Murder Records. Do disco já se conhecem duas faixas, sendo a mais recente «Vegetative Techuman», um devastador assalto de pouco mais de três minutos, onde os GROG conduzem o ouvinte a alta velocidade por um labirinto sónico repleto de perigos e surpresas.
Entre guitarras que alternam entre arpejos maníacos, dissonâncias delirantes e murros auditivos, e uma secção rítmica que mistura rajadas de metralhadora com chicotadas de precisão cirúrgica, a banda mostra-se em plena forma. A voz, por sua vez, transita entre grunhidos agressivos, guinchos demoníacos e uivos enlouquecidos, contribuindo para uma tempestade sonora que confirma os GROG como mestres do caos técnico e brutal.
A provar que o novo álbum mantém a sonoridade feroz do grupo, sustentada pela produção cuidada e executada por uma formação que permanece inalterada há duas décadas, já temos para mostrar também a «Pineal Turmoil», primeiro tema de avanço para o álbum, feito de bateria de precisão cirúrgica, linhas de baixo letais, riffs cortantes e, como não poderia deixar de ser, vocalizações vindas das profundezas. No tema, que podes escutar no player em cima, a brutalidade alia-se a novas texturas e dimensões, numa evolução que apenas a experiência permite.
Segundo comunicado de imprensa, a nível lírico «Sphere Of Atrocities» continua a explorar o lado mais sombrio da humanidade, agora enriquecido por referências à alquimia e aos mistérios da existência. Toda essa atmosfera conceptual é fielmente reflectida na capa do disco, concebida pelo talentoso Victor Costa. Resultado: «Sphere Of Atrocities» promete reforçar ainda um pouco mais a posição dos lendários GROG como uma das forças mais implacáveis do underground extremo nacional, consolidando a sua reputação de monstros sonoros que continuam a elevar o seu legado.

01. E.xit G.lobal O.bliteration | 02. Vegetative Techuman | 03. Inborn Sickness | 04. Heart Of Darkness | 05. Cosmic Placenta | 06. Pineal Turmoil | 07. Reproductive Extinction | 08. Phantom Anihilation | 09. NecroEarth | 10. Lucidity | 11. Terrorithm