GREENLEAF

GREENLEAF: De regresso a Portugal para uma data única em Abril

Após uma muito aplaudida actuação no SONICBLAST FEST do ano passado, os suecos GREENLEAF vão regressar ao nosso país em nome próprio.

Depois de uma fulgurante passagem pela edição de 2023 do SONICBLAST FEST, os suecos GREENLEAF acabam de anunciar o seu regresso a Portugal para uma actuação única (e em nome próprio), marcada para o dia 5 de Abril, no Hard Club, no Porto. Na bagagem, a banda oriunda de Borlänge traz não só um fundo de catálogo lendário no espectro do stoner rock, mas também os temas daquele que é o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Echoes From A Mass».

Os ingressos para o espectáculo já estão disponíveis em toda a rede BOL e também via Masquetiket.

Formados como um projecto paralelo de músicos dos DOZER, DEMONCLEANER e LOWRIDER, os suecos GREENLEAF transformaram-se rapidamente numa referência underground com a sua abordagem suja ao stoner/sludge apimentada pela sensibilidade melódica própria do hard rock. Apoiado em riffs pesados e influências dos anos 70, o quarteto atirou-se a uma ética 100% D.I.Y. e, apesar de inúmeras mudanças de formação ao longo dos anos (o guitarrista Tommi Holappa é o único membro original), manteve o som notavelmente consistente.

O EP homónimo de estreia dos GREENLEAF foi lançado em 2000, seguido por «Revolution Rock» apenas ano depois. Em 2003, assinaram com a independente norte-americana Small Stone, com a qual estiveram durante mais de uma década, mas só em 2010 deixaram de ser “um projecto paralelo que não morre” e passaram a ser uma preocupação a tempo inteiro para os seus membros.

Esse novo foco foi revelado em «Nest of Vipers» de 2012 e floresceu nos quatro discos que lançaram a seguir: «Trails & Passes», de 2014, «Rise Above The Meadow», de 2016, e «Hear The Rivers», o primeiro com o vocalista Arvid Hällagård, de 2018, e o muito aplaudido «Echoes From A Mass», de 2021.