GREENLEAF

GREENLEAF: Mergulham numa jornada épica com o novo single «Avalanche» [vídeo-clip]

«The Head & The Habit», o próximo álbum dos GREENLEAF, só vai ser editado em Junho, mas já há dois temas de avanço para escutar.

Os roqueiros suecos GREENLEAF acabam de disponibilizar um tema inédito, intitulado «Avalanche». já o segundo tema de avanço para o novo álbum «The Head & The Habit», que tem data de edição apontada para o dia 26 de Junho através da independente Magnetic Eye Records. “As letras desta intensa saga têm por base uma jornada perigosa pela noite, atormentada por bolhas nos pés e figuras sombrias que causam uma sensação de pavor”, explica o vocalista Arvid Hällagård.

Justamente quando se pensava que as coisas não podiam piorar, há uma avalanche iminente que desperta tanto os personagens como o público. A escapada dramática inclui homens escorregadios, vazios de força e um túmulo de medos, tudo num cenário irónico. É uma montanha-russa de proporções épicas onde até a avalanche tem o seu próprio chamado para despertar.

Com o seu nono álbum, «The Head & The Habit», os GREENLEAF parecem ter alcançado o auge de uma longa evolução. A caligrafia musical e o domínio apurado do guitarrista Tommi Holappa, que tem sido há décadas um pioneiro e pilar da cena stoner rock europeia, brilham claramente nesta colecção de temas. E isso é perfeitamente complementado pela emoção, pelo sentido intuitivo de melodia e profundidade que a voz de Arvid Hällagård traz ao som do grupo. As pré-encomendas do álbum já estão disponíveis aqui.

Recorde-se que, recentemente, os GREENLEAF tinham disponibilizado também um vídeo-clip carregado de ironia para o seu cativante novo single «Breathe, Breathe Out», primeiro tema de avanço para «The Head & The Habit».

A «Breathe, Breathe Out» transmite uma mensagem de autorreflexão e resiliência”, explica o cantor Arvid Hällagård. “A repetição do refrão enfatiza a importância de reservar um momento para descontrairmos e livrarmo-nos das emoções negativas. O tema geral incentiva a abraçar o estado actual, valorizar o que tens para conseguires navegar a vida com uma sensação de controle e aceitação. Tive que ensinar essas coisas a mim mesmo durante os últimos anos. Esse também é o tema geral do novo álbum.

Formados como um projecto paralelo de músicos dos DOZERDEMONCLEANER e LOWRIDER, os suecos GREENLEAF transformaram-se rapidamente numa referência underground com a sua abordagem suja ao stoner/sludge apimentada pela sensibilidade melódica própria do hard rock. Apoiado em riffs pesados e influências dos anos 70, o quarteto atirou-se a uma ética 100% D.I.Y. e, apesar de inúmeras mudanças de formação ao longo dos anos (o guitarrista Tommi Holappa é o único membro original), manteve o som notavelmente consistente.

O EP homónimo de estreia dos GREENLEAF foi lançado em 2000, seguido por «Revolution Rock» apenas ano depois. Em 2003, assinaram com a independente norte-americana Small Stone, com a qual estiveram durante mais de uma década, mas só em 2010 deixaram de ser “um projecto paralelo que não morre” e passaram a ser uma preocupação a tempo inteiro para os seus membros.

Esse novo foco foi revelado em «Nest of Vipers» de 2012 e floresceu nos quatro discos que lançaram a seguir: «Trails & Passes», de 2014, «Rise Above The Meadow», de 2016, «Hear The Rivers», de 2018, e o muito aplaudido «Echoes From A Mass», de 2021.

01. Breathe, Breathe Out | 02. Avalanche | 03. Different Horses | 04. A Wolfe in My Mind | 05. That Obsidian Grin | 06. The Sirens Sound | 07. Oh Dandelion | 08. The Tricking Tree | 09. An Alabastrine Smile