GREENLEAF

GREENLEAF: Mostram altíssimas doses de ironia no novo single «Breath, Breath Out» [vídeo-clip]

«The Head & The Habit», o próximo álbum dos GREENLEAF, só vai ser editado em Junho, mas na próxima sexta-feira, dia 5 de Abril, os roqueiros suecos regressam a Portugal para uma actuação que se prevê explosiva.

Os roqueiros suecos GREENLEAF disponibilizaram recentemente um vídeo-clip carregado de ironia para o seu cativante novo single «Breathe, Breathe Out», primeiro tema de avanço para o seu próximo álbum, intitulado «The Head & The Habit», que tem data de edição apontada para o dia 26 de Junho através da independente Magnetic Eye Records. O clip, que podes conferir em baixo, combina as peripécias inerentes à criação de um filho com comentários sociais sobre as cada vez mais evidentes diferenças geracionais.

A «Breathe, Breathe Out» transmite uma mensagem de autorreflexão e resiliência”, explica o cantor Arvid Hällagård. “A repetição do refrão enfatiza a importância de reservar um momento para descontrairmos e livrarmo-nos das emoções negativas. O tema geral incentiva a abraçar o estado actual, valorizar o que tens para conseguires navegar a vida com uma sensação de controle e aceitação. Tive que ensinar essas coisas a mim mesmo durante os últimos anos. Esse também é o tema geral do novo álbum.

Com o seu nono álbum, «The Head & The Habit», os GREENLEAF paecem ter alcançado o auge de uma longa evolução. A caligrafia musical e o domínio apurado do guitarrista Tommi Holappa, que tem sido há décadas um pioneiro e pilar da cena stoner rock europeia, brilham claramente nesta colecção de temas. E isso é perfeitamente complementado pela emoção, pelo sentido intuitivo de melodia e profundidade que a voz de Arvid Hällagård traz ao som do grupo. As pré-encomendas do álbum já estão disponíveis aqui.

Recorde-se que, depois de uma muito fulgurante passagem pela edição de 2023 do SONICBLAST FEST, os suecos GREENLEAF regressam a Portugal para uma actuação única (e em nome próprio), no dia 5 de Abril, no Hard Club, no Porto. Na bagagem, a banda oriunda de Borlänge promete trazer um fundo de catálogo lendário no espectro do stoner rock e também os temas daquele que é, até ao momento, o seu mais recente álbum de estúdio, intitulado «Echoes From A Mass».

Os ingressos para o espectáculo já estão disponíveis em toda a rede BOL e também via Masquetiket.

Formados como um projecto paralelo de músicos dos DOZERDEMONCLEANER e LOWRIDER, os suecos GREENLEAF transformaram-se rapidamente numa referência underground com a sua abordagem suja ao stoner/sludge apimentada pela sensibilidade melódica própria do hard rock. Apoiado em riffs pesados e influências dos anos 70, o quarteto atirou-se a uma ética 100% D.I.Y. e, apesar de inúmeras mudanças de formação ao longo dos anos (o guitarrista Tommi Holappa é o único membro original), manteve o som notavelmente consistente.

O EP homónimo de estreia dos GREENLEAF foi lançado em 2000, seguido por «Revolution Rock» apenas ano depois. Em 2003, assinaram com a independente norte-americana Small Stone, com a qual estiveram durante mais de uma década, mas só em 2010 deixaram de ser “um projecto paralelo que não morre” e passaram a ser uma preocupação a tempo inteiro para os seus membros.

Esse novo foco foi revelado em «Nest of Vipers» de 2012 e floresceu nos quatro discos que lançaram a seguir: «Trails & Passes», de 2014, «Rise Above The Meadow», de 2016, «Hear The Rivers», de 2018, e o muito aplaudido «Echoes From A Mass», de 2021.