O monumental retorno dos FLESHGOD APOCALYPSE após o trágico acidente que deixou Francesco Paoli às portas da morte.
“Às vezes tens de morrer para entender completamente o que é a vida.” — Francesco Paoli. Corria o ano de 2021 quando o vocalista dos italianos FLESHGOD APOCALYPSE se envolveu num trágico acidente de escalada que o deixou à beira da morte, com anos de recuperação pela frente, e que acabou por inspirar «Pendulum», a primeira música da banda em vários anos.
Inspirado pela experiência horrível pela qual o músico passou, o novo single, que pode ser escutado em baixo, oscila com intensa agressividade entre o death metal e os movimentos mais clássicos da música de influência barroca, fervilhando com uma dor angustiada.
“Esta é a primeira música que lançamos desde a minha ‘dança’ com a morte, em Agosto de 2021“, explica o vocalista dos FLESHGOD APOCALYPSE. “É óbvio que um evento tão transformador na vida teria de afectar a nossa música. Teve um grande impacto em mim, física e mentalmente, e partilhar a minha experiência é uma parte muito importante do meu processo de cura… A «Pendulum» é apenas o capítulo inicial de uma história maior, que ainda está por ser contada“.
Misturada e masterizada pelo produtor Jacob Hansen, famoso pelas suas colaborações com os Volbeat, Epica ou Arch Enemy, entre muitos outros, «Pendulum» acaba por encapsulat todos aqueles elementos centrais pelos quais os FLESHGOD APOCALYPSE são conhecidos: pura violência sonora, orquestrações majestosas e melodias operáticas elevadas.
Recorde-se que PAOLO ROSSI, o baixista e vocalista dos FLESHGOD APOCALYPSE, deixou recentemente a banda. O músico foi um dos elementos fundadores em 2007 e permaneceu com o grupo até anunciar um hiato em 2023. Aparentemente, Rossi decidiu não voltar dessa pausa e procurou um emprego que proporcionasse mais estabilidade à sua vida.
“Nunca pensámos que este momento chegasse, mas, após vinte anos de amizade e colaboração, o Paolo decidiu mudar o rumo da sua vida e afastar-se da banda“, pode ler-se no longo comunicado divulgado pelos músicos nas redes sociais. “A pandemia acabou por ser um desafio extremamente difícil para todos nós, sobretudo para os músicos. Após ter tentado ao máximo agarrar-se ao mundo da música sem mais ‘atalhos’, o Paolo encontrou um emprego que, embora fora da nossa área, representou uma grande oportunidade para ele e lhe concedeu estabilidade durante esses tempos turbulentos.
Daqui para a frente, os FLESHGOD APOCALYPSE, que estão confirmados para actuar em Portugal neste Verão, como parte do cartaz do Milagre Metaleiro Open Air, vão seguir caminho como quinteto, com o vocalista Francesco Paoli a acumular também a função de baixista e a cantora Veronica Bordacchini a garantir todas as vocalizações limpas. Podes ver o comunicado da banda em baixo.