FAITH NO MORE

RODDY BOTTUM descarta reunião dos FAITH NO MORE: “Não vejo isso a acontecer outra vez”

O teclista e fundador dos FAITH NO MORE afasta qualquer hipótese de um novo regresso.

O futuro dos FAITH NO MORE parece definitivamente selado. Numa nova entrevista à Alternative Nation, Roddy Bottum, teclista e membro fundador da banda, foi taxativo ao afirmar que não acredita numa nova reunião do grupo. “Não acho que ninguém esteja para isso neste momento. Tivemos uma série de concertos marcados que acabaram por ser cancelados, por várias razões. Mas não creio que o caminho em que estávamos se tenha recomposto. Honestamente, simplesmente não vejo isso a acontecer outra vez”, declarou.

As palavras de Bottum surgem depois de, no passado mês de Abril, Mike Bordin, o baterista do grupo, ter dito que Mike Patton estava “sem vontade” de voltar a cantar com os FAITH NO MORE. O vocalista, que tem enfrentado problemas de saúde mental desde o período de confinamento da pandemia, foi forçado a cancelar uma digressão em 2021, pondo fim ao breve regresso da banda. Desde então, o silêncio tem sido quase total — e a entrevista de Bottum vem confirmar o que muitos fãs já temiam: o ciclo poderá estar definitivamente encerrado.

Recorde-se que os FAITH NO MORE regressaram pela primeira vez em 2009, após mais de uma década de hiato, com uma série de concertos que culminaram no lançamento de «Sol Invictus», em 2015 — o primeiro álbum de estúdio em quase duas décadas. O grupo ainda percorreu o mundo em digressão em 2015 e 2016, mas a actuação de 20 de Agosto de 2016, no Troubadour, em Los Angeles, permanece até hoje como o último concerto da banda.

Apesar da nostalgia que a ideia de uma reunião provoca, Bottum garante estar em paz com o passado. “Sou suspeito, mas acho que fizemos um óptimo trabalho. Fizemos várias tours de reunião e, sinceramente, cumprimos o que tínhamos definido fazer. Ninguém está chateado com isso. É claro que, se voltássemos, haveria um grande cheque à espera, mas acho que todos estamos bastante satisfeitos com o que fizemos, artisticamente, e com o facto de termos mantido o compromisso entre nós”, afirmou ele. “Estamos todos bastante tranquilos com as decisões que tomámos até agora”, acrescentou.

Enquanto os FAITH NO MORE parecem permanecer uma memória gloriosa, Roddy Bottum segue o seu próprio caminho criativo. O músico tem-se mantido activo com o projecto de pop alternativa MAN ON MAN, que partilha com o companheiro Joey Holman, e prepara-se para lançar o seu livro de memórias, «The Royal We», no dia 4 de Novembro. Já Mike Patton tem um novo projecto a caminho: um álbum colaborativo com os Avett Brothers, também com edição prevista para novembro.

Agora, com estas declarações de Bottum, fica cada vez mais clara a sensação de encerramento em torno dos FAITH NO MORE. Um capítulo essencial da história do rock alternativo parece ter sido concluído — não com estardalhaço, mas com a serenidade de quem sabe ter deixado uma marca inolvidável.