Com o anúncio da edição de um muito aguardado novo álbum de estúdio, os EVOKEN reafirmam-se como arquitectos do funeral doom norte-americano.
Os mestres norte-americanos do funeral doom EVOKEN preparam-se para assinalar mais um capítulo na sua discografia com o lançamento do seu sétimo álbum de estúdio, «Mendacium», com lançamento no dia 17 de Outubro via Profound Lore Records. Este novo registo sucede ao icónico «Hypnagogia», lançado em 2018, e promete “consolidar a reputação dos músicos como embaixadores incontestáveis do doom mais denso e funéreo, oferecendo uma experiência sonora ainda mais pesada e opressiva“, lê-se no comunicado de imprensa.
Para apresentar um primeiro vislumbre da paisagem sonora de «Mendacium», a banda disponibilizou o single e tema de abertura do disco, «Matins». “ A «Matins» é um vislumbre de uma realidade”, comentam os EVOKEN sobre a canção. “A religião é considerada verdadeira pelo povo comum, falsa pelos sábios e útil pelos governantes, como escreveu Séneca”. A escolha desta citação sublinha a dualidade entre fé e ilusão, um tema que permeia todo o álbum e que se reflete no clima sombrio e meditativo deste novo single.
Enquanto «Hypnagogia» explorava uma abordagem mais melancólica e acessível, o novo «Mendacium» regressa a uma sonoridade monumental, marcada por um peso fúnebre e menos harmónico, que remete para clássicos como «Quietus» e «Antithesis Of Light». O LP conjuga a densidade tectónica de «Caress Of The Void» e «Atra Mors», ao mesmo tempo que incorpora texturas góticas clássicas e incursões subtis em terrenos mais experimentais, evocando influências de artistas como Dead Can Dance, Monumentum e Disembowelment.
A produção de «Mendacium» esteve novamente a cargo do exímio Ron ‘Bumblefoot’ Thal (ex-Guns N’ Roses), que já tinha trabalhado com EVOKEN nos álbuns «Antithesis Of Light» e «Quietus», assegurando que o produto final captasse uma densidade sepulcral, saturada de ambiente nefasto e enfatizando a sensação de desespero e angústia. “Este álbum transporta o ouvinte para os corredores e catacumbas de uma antiga catedral ou mosteiro“, garantem os músicos, definindo «Mendacium» como o trabalho mais poderoso da sua carreira até à data.
Tematicamente, «Mendacium» desenvolve uma narrativa fascinante: a história de um monge beneditino do Séc. XIV, confinado ao seu aposento devido a uma doença incurável. Incapaz de encontrar alívio para a sua fé e serviço a Deus, o monge é atormentado por uma entidade horrenda que surge através de uma ruptura na realidade. O LP questiona a origem deste tormento: seria real, ou apenas uma manifestação da mente do próprio monge?
«Mendacium» estará disponível a 17 de Outubro via Profound Lore Records e já se encontra disponível para pré-encomenda. Entretanto, podes conferir a capa e o alinhamento completo do muito aguardado novo álbum dos EVOKEN em baixo.

01. Matins | 02. Lauds | 03. Prime | 04. Terce | 05. Sext | 06. None | 07. Vesper | 08. Compline















