2023 marca a estreia de um novo festival de produção 100% nacional dedicado às sonoridades mais pesadas – em todas as suas vertentes. Tendo como espinha dorsal uma aposta na diversidade e multiplicidade de géneros e subgéneros, o novel EVIL LIVE FESTIVAL apresenta uma edição inaugural que funciona como uma proverbial lufada de ar fresco, tanto pela dimensão como pelo propósito, com a aposta em propostas que vão do mainstream ao alternativo, dos riffs e das guitarradas às novas tendências mais contemporâneas, dos grandes nomes estabelecidos ao talento emergente. Realizado em formato indoor, o que permite um claro incremento na qualidade de acessos e infraestruturas para o público melómano, a primeira edição do evento decorre nos dias 28 e 29 de Junho de 2023, na Altice Arena, em Lisboa, contando com a presença das regressadas lendas vivas PANTERA e com os sempre explosivos SLIPKNOT como cabeças-de-cartaz.
A primeira noite do EVIL LIVE FESTIVAL, a 28 de Junho, promete ficar nos livros, com o regresso dos gigantes PANTERA a Portugal. Apoiado num alinhamento cheio de clássicos, o grupo – cuja formação é composta por Phil Anselmo na voz, Rex Brown no baixo, Zakk Wylde na guitarra e Charlie Benante na bateria – vai proporcionar uma oportunidade única para testemunhar ao vivo a força dos riffs e do groove de temas incontornáveis da história do metal, como «Cowboys From Hell», «A New Level» ou «Walk», com esta última a somar já mais de 200 milhões de streamings só no Spotify. Os números não espantam. Os PANTERA são universalmente considerados uma das maiores bandas de metal de todos os tempos. O quarteto originalmente criado pelos irmãos “Dimebag” Darrell e “Vinnie” Paul Abbott alcançou rapidamente um sucesso enorme à escala global nos anos 90, com múltiplos álbuns de ouro e platina, digressões esgotadas, prestações ao vivo ferozes, e quatro nomeações para os Grammy®. Até hoje, os discos que gravaram mantêm-se como pedras angulares da música pesada, incluindo «Cowboys From Hell», «Vulgar Display Of Power» e «Far Beyond Driven», que chegou ao #1 da Billboard. No novo milénio, o quarteto texano continua a inspirar multidões de músicos e milhões de fãs incrivelmente dedicados em todo o mundo. Antes das lendas, sobem ao palco os ALTER BRIDGE, os SOULFLY, os ELEGANT WEAPONS, os VENDED e os MAMMOTH WVH.
A segunda noite do EVIL LIVE FESTIVAL , a 29 de Junho, faz adivinhar mais uma atuação para ficar na memória por parte dos SLIPKNOT, com os colossos do Iowa a trazerem pela primeira vez ao nosso país os temas do seu mais recente álbum, «The End, So Far», assim como todos os hinos que, uma e outra vez, fazem o gáudio absoluto dos fãs do coletivo. Liderados por Corey Taylor, os SLIPKNOT são um dos nomes mais icónicos e bem sucedidos da vaga de metal que, durante a segunda metade da década de 90, tomou de assalto o cenário da música pesada. Surgidos no final do séc. XX a partir de Des Moines, os nove mascarados estabeleceram- se rapidamente como uma das propostas mais enigmáticas e provocadoras da era moderna da música extrema. Ao longo das últimas duas décadas cresceram, transformaram-se num autêntico fenómeno de popularidade à escala mundial e extrapolaram quaisquer rótulos estanques. Pelo caminho, foram nomeados para dez Grammy Awards (vencendo o galardão em 2006 com «Before I Forget»), já arrecadaram 13 discos de platina e 44 de ouro e contam mais de 3 biliões de visualizações do YouTube até ao momento. O cartaz do segundo dia do evento fica completo com os PAPA ROACH, MESHUGGAH, FEVER 333, BLIND CHANNEL e THE VOYNICH CODE. Os bilhetes para o evento estão disponíveis aqui e nos locais habituais.