Uma das mais lendárias e resilientes bandas criadas na viragem do milénio e uma verdadeira constelação de talento do cenário da música de peso atual; dois nomes que encerram o cartaz da edição inaugural do EVIL LIVƎ FESTIVAL. Os inimitáveis SOULFLY e os ELEGANT WEAPONS, super-grupo liderado por Richie Faulkner com elementos dos Judas Priest, Pantera e Rainbow, são as mais recentes confirmações para o alinhamento da primeira edição do muito aguardado EVIL LIVƎ, que decorre nos dias 28 e 29 de Junho, na Altice Arena, em Lisboa. A par dos já anunciados cabeças-de-cartaz PANTERA, a banda liderada por Max Cavalera e o novo coletivo que junta o exímio guitarrista dos Judas Priest a Rex Brown, Ronnie Romero e Scott Travis vão subir ao palco a 28 de Junho, tornando ainda mais consistente uma sequência de atuações para a qual já estavam anunciados os ALTER BRIDGE, os MAMMOTH WVH e os VENDED. Recorde-se que, o segundo dia do EVIL LIVƎ FESTIVAL, a 29 de Junho, vai ser encabeçado pelos gigantes SLIPKNOT, com a banda do Iowa a apresentar-se na companhia dos PAPA ROACH, MESHUGGAH, FEVER 333, BLIND CHANNEL e NOTHING MORE.
Figura marcante da música extrema e um dos mais importantes lusófonos dos últimos trinta anos, Max Cavalera tem vindo a entregar riffs de qualidade superior desde os anos 1980, primeiro como membro fundador das lendas do thrash Sepultura e, mais tarde, como líder e timoneiro dos muito aplaudidos SOULFLY. Mais de duas décadas e muitas mudanças de formação depois de ter surgido em cena, ainda na ressaca da cisão do músico brasileiro com o resto do projecto que tinha criado nos 80s, a vida pós-«Roots» do Cavalera mais velho tem seguido o seu percurso com uma passada firme – e, em 2023, continua a gerar um zelo que se aproxima do culto. A banda liderada pelo intrépido veterano, e único membro constante da formação, apoia o seu ataque sónico em vários subgéneros da música pesada e mistura-os com um balanço demolidor, velocidade thrash e, claro, influências de world music. O resultado é um cocktail explosivo, que conseguiu apanhar o mundo de surpresa com a estreia homónima de 1998 e abriu caminho para uma sequência de álbuns tão elogiados como «Primitive», «Prophecy», «Conquer», «Archangel», «Ritual» ou o mais recente «Totem», que foi editado em 2022 pela Nuclear Blast Records.
A julgar pelos currículos individuais dos seus membros, os recém-lançados ELEGANT WEAPONS têm tudo a seu favor para rockarem ferozmente. A banda – que inclui na formação o vocalista Ronnie Romero (que passou pelos Rainbow e MSG), o guitarrista Richie Faulkner (dos Judas Priest), o baixista Rex Brown (dos Pantera, ex-Down) e o baterista Scott Travis (também dos Judas Priest) – está agora a preparar-se para lançar o álbum de estreia, que foi produzido pelo muito influente Andy Sneap. Não é preciso, portanto, fazer grandes contas de cabeça para antever uma descarga de rock/metal bem musculado e carregado de riffs demolidores. “Sempre quis fazer um disco com o Scott fora dos Judas Priest e juntá-lo ao tom e à atitude inconfundível do Rex Brown deu origem a algo especial”, explica Faulkner, o timoneiro do quarteto. “Tê-los aos dois como sessão rítmica é o sonho de qualquer guitarrista. Depois, a cereja no topo do bolo é o Ronnie Romero, que faz parte de uma nova geração de vocalistas instantaneamente clássicos.” Quanto ao que esperar a nível sonoro, Richie garante que vão servir “uma mistura de Jimi Hendrix, Priest, Sabbath, Ozzy a solo e Black Label Society – os temas são pesados, cativantes e têm uma boa dose melodia”. Na encruzilhada entre a velha e a nova escola do som pesado, prometem afirmar-se como uma proposta verdadeiramente cativante.