ROBINSON

EUGENE S. ROBINSON abandona os OXBOW e a banda desmorona-se

Com o carismático (e muito intenso) Robinson a liderar a banda desde a sua formação, em 1989, os muito aplaudidos OXBOW chegaram ao fim da linha.

Eugene S. Robinson, vocalista de longa data e força criativa dos OXBOW, anunciou a sua saída da banda. Num boletim informativo publicado no passado Domingo, dia 7 de Julho, na Substack, o cantor atribuiu a sua decisão ao “peso das diferenças irreconciliáveis, nenhuma delas estética ou musical“. Robinson liderou o grupo desde a formação em 1989 e participou nos oito álbuns que gravaram desde então, começando com a estreia «Fuckfest».

Circunstâncias recentes causaram-me várias noites escuras da alma“, escreveu o cantor norte-americano. “E, embora pareça louco, por acabar com o meu envolvimento naquilo que comecei, penso que é necessário para que ocorra uma espécie de cura que torne os Oxbow um lugar onde me sinta novamente confortável. Se não for assim, então não adianta.” Como resultado, os restantes concertos da actual tour europeia dos OXBOW foram cancelados.

Além de anunciar a sua saída, Robinson usou a mesma publicação na Substack para reflectir sobre a “boa caminhada” dos OXBOW, para explicar como o seu estado mental mudou ao longo da sua carreira e para pedir aos fãs alguma orientação sobre o que fazer a seguir. “Embora costume pedir muito pouco, agora sei estou a pedir muito, especificamente a vocês. Por isso, por favor, se puderem, digam-me: o que deve ser feito aqui?“, escreveu ele. “Enviem as vossas ideias por mensagem privada… A vossa contribuição será mantida confidencial se assim o desejarem.” Podes ler a publicação completa de Robinson aqui.

Os fãs ficaram a questionar-se o que a saída de Robinson significaria para o futuro dos OXBOW, e quais poderiam ter sido essas “circunstâncias recentes“, e, numa nova publicação, Niko Wenner, o guitarrista do grupo, lançou mais luz sobre a situação. Num comunicado publicado simultaneamente nas histórias do Instagram do músico e da banda, Niko explica ter sido alvo “de uma acusação” durante a tour europeia e que “actualmente, os Oxbow, como banda, não existem. Se esta é uma situação permanente ou não, ainda está por ver“.

Provavelmente não é apropriado para mim dar detalhes, uma vez que a alegação ainda está por resolver“, acrescenta ele. “O suposto incidente, que terá ocorrido numa multidão, envolveu-me apenas a mim e a pessoa que fez a acusação. Nenhum dos outros membros dos Oxbow estava presente.

Intitulado «Love’s Holiday», o LP mais recente dos OXBOW foi lançado em 2023 pela Ipecac Recordings. Recentemente, Eugene S. Robinson também revelou que a banda tinha dado “os últimos toques” no seu próximo álbum, com o título «Follow Me Now In Merry Measure», embora lançamento desse projecto permaneça agora incerto.