ESCUELA GRIND

ESCUELA GRIND: Novo álbum, «Dreams On Algorithms», chega em Outubro [vídeo-clip]

Vozes limpas? Um refrão para cantar em uníssono? Em «Turbulence», o segundo tema de avanço para «Dreams On Algorithms», os ESCUELA GRIND ensaiam uma proverbial mudança de pele.

Os muito elogiados ESCUELA GRIND vão lançar o seu novo álbum, «Dreams On Algorithms», no dia 18 de Outubro através da MNRK Heavy. Em sintonia com o anúncio, a banda de New England, nos Estados Unidos, lançou o novo single «Turbulence», que apresenta linhas vocais limpas num refrão cativante — uma novidade para o grupo — sem que isso minimize um grama que seja a brutalidade desmedida que os tem caracterizado. O tema já pode ser escutado em baixo, através de um vídeo realizado por Michael Jari Davidson.

Tive a ideia para o título «Turbulence» durante um voo de avião em que pensei que ia realmente morrer“, diz Jesse Fuentes, o baterista da ESCUELA GRIND. “A minha mente estava focada em aterrar e em fazer o próximo concerto. Isso ajudou-me a lidar com a situação, e continuou a acontecer em alguns voos depois disso. Depois, a minha última conversa com o Shane Embury, dos NAPALM DEATH, foi bem emocionante; e ele sugeriu adicionarmos vozes limpas após ouvir a Katerina a cantar no autocarro da digressão europeia que fizemos juntos no Inverno de 2023… O refrão e a melodia foram criados um dia antes das vozes serem gravadas“.

Quando ouvirem este tema pela primeira vez vai tornar-se bastante óbvio que é uma mudança para nós“, acrescenta Katerina Economou, a vocalista dos ESCUELA GRIND. “Queríamos arriscar com a «Turbulence» e, depois de tantos concertos ao longo do último ano, estávamos prontos para fazê-lo. Sendo uma banda de grindcore, as vozes limpas vão certamente surpreender algumas pessoas, mas após termos feito a digressão com os NAPALM DEATH, percebemos que queríamos incorporar esse aspecto na nossa música de um modo semelhante. Queríamos um refrão cativante, que o público pudesse cantar nas nossas próximas aparições em festivais, e espero que os fãs gostem da música tanto quanto nós.

Recorde-se que, no início de Maio, os ESCUELA GRIND já tinham revelado «Always Watching You», o primeiro single de avanço para «Dreams On Algorithms». “Já faz algum tempo que queria escrever uma música onde pudesse retratar o arquétipo da garota stalker. Embora não seja fisicamente ameaçador, é realmente interessante que a sociedade tenha tanto pavor desse estereótipo”, explicou a voz dos ESCUELA GRIND, num comunicado à imprensa. “Tentei criar imagens que estivessem enraizadas no sangue e no horror do death metal.

Queríamos escrever um álbum que identificasse como funciona o consumo na era em que vivemos: o que recebemos através dos nossos telemóveis, a paisagem das redes sociais e os algoritmos personalizados, e como isso é traduzido pelo nosso subconsciente“, elabora Katerina Economou sobre o título do álbum. “Na verdade, acho que a maioria das pessoas pode identificar algo na esfera online que acaba por infectar os seus sonhos. Esta transferência era algo que queríamos realmente expandir, e todas as canções têm temas relacionados com a análise de sonhos e com a tecnologia“.

Gravado nos estúdios GodCity, em Salem, no Massachusetts, com o produtor Kurt Ballou e masterizado por Nick Townsend (Dr. Dre, Betty Davis), «Dreams On Algorithms» é o muito aguardado sucessor do LP de estreia dos ESCUELA GRIND, «Memory Theater», que foi editado em 2022. Podes ver o alinhamento e a capa do novo disco em baixo, as pré-encomendas dos formatos físicos estão disponíveis através da loja virtual da MNRK Heavy.

01. DOA | 02. Always Watching You | 03. Constant Passenger | 04. Moral Injury | 05. Concept Of God | 06. Animus Multiform | 07. Scorpion | 08. Planned Obsolescence | 09. Toothless | 10. Turbulence