O novo longa-duração dos ENSIFERUM chega em Outubro através da Metal Blade Records e, para celebrar a boa nova, a banda finlandesa já disponibilizou um primeiro tema de avanço.
A sensação finlandesa do folk metal ENSIFERUM tem mantido um cronograma de lançamentos prolífico desde a edição da primeira demo em 1997, aumentando gradualmente em estatura até ao oitavo álbum, «Thalassic», que coroou do grupo ascensão em 2020. O ‘opus’ náutico liderou a tabela de vendas no seu país de origem, alcançou o #3 na Alemanha e o Top 10 na Suíça, no Canadá e nos Estados Unidos. Além disso, o LP deu origem a duas grandes digressões mundiais e a passagens por festivais como o Wacken Open Air, Hellfest, Summer Breeze e Ragnarök.
Agora, após quatro anos de silêncio editorial, os ENSIFERUM estão prontos para retomar o seu plano de conquista mundial com o lançamento de um álbum, intitulado «Winter Storm», que tem data de edição apontada para o dia 18 de Outubro através da Metal Blade Records. Para assinalar este regresso com toda a pompa e circunstância que merece, a banda disponibilizou já um primeiro tema de avanço para o LP. Já podes escutar «Winter Storm Vigilantes» no player em baixo.
“Tínhamos visões bastante grandiosas para esta canção, mas acabou por tornar-se ainda mais heróica do que estávamos à espera“, diz o baixista Sami Hinkka sobre o novo single dos ENSIFERIUM (que visitaram Portugal em Outubro de 2023). “No final, foi uma escolha óbvia para abrir o novo álbum. Esta canção épica representa uma facção da grande história que desenvolvemos neste disco. A música avança com a força de mil cavalos e, será, certamente um tema a incluir nos nossos alinhamentos futuros.“
Infelizmente, a pandemia global da COVID-19 assegurou que o intervalo de quatro anos até à edição de «Winter Storm» tenha sido o mais longo se sempre na história de três décadas dos ENSIFERUM. Muito deste material a emergiu mesmo durante a era do confinamento, quando Markus Toivonen, o guitarrista e elemento fundador dos ENSIFERUM, se desafiou a encontrar novas formas de fazer música — no final, o músico acabou por compor todas as canções, excepto a inspiradora e épica «Fatherland», escrita pelo baixista Sami Hinkka.
“Da minha perspectiva, este álbum é mais um ‘musical’ que um álbum tradicional“, diz Hinkka. “As letras baseiam-se numa parte do meu livro de fantasia ainda por publicar. Um dia será lançado, mas… Não quero revelar muito do enredo ou detalhes. Digamos apenas que a «Winter Storm Vigilantes» e a «Fatherland» falam sobre duas facções distintas nesta longa história.“
«Winter Storm» foi produzido por Janne Joutsenniemi, misturado e masterizado pelo reputado Jens Bogren e inclui participações especiais de Lassi Logrén na nyckelharpa e violino e Mikko Mustonen na orquestração, bem como de Madeleine Liljestam, dos ELEINE, que fornece todas as linhas vocais em «Scars In My Heart». Em baixo, podes conferir a capa e o alinhamento do novo álbum dos ENSIFERUM, que já está disponível para pré-encomenda através da loja virtual da Metal Blade Records.
01. Aurora | 02. Winter Storm Vigilantes | 03. Long Cold Winter Of Sorrow And Strife | 04. Fatherland | 05. Scars In My Heart (feat. Madeleine Liljestam) | 06. Resistentia | 07. The Howl | 08. From Order To Chaos | 09. Leniret Coram Tempestate | 10. Victorious | 11. Six Ribbons (Jon English cover) | 12. Lambada (Kaoma cover)