ELOY CASAGRANDE

O ELOY CASAGRANDE é um MONSTRO! [drum-cam vídeo]

Esta filmagem de CASAGRANDE a tocar a explosiva «Surfacing» num espectáculo recente dos SLIPKNOT é um mimo — e, verdade seja dita, continuamos sem perceber muito bem como não destrói um kit de bateria por noite.

É verdade que, depois de mais de uma década a destruir kits de bateria com os brasileiros SEPULTURA, ninguém esteve à espera que ELOY CASAGRANDE fosse para os SLIPKNOT para descobrir que ele é um monstro a tocar. E muitos dos seus pares mais aclamados elogiam-no pelo seu enorme talento há anos. No entanto, caso vos tenha escapado, aqui fica: o Eloy é um verdadeiro monstro atrás do kit.

Além de castigar os tambores e os pratos como se lhe devessem dinheiro, o músico brasileiro também é tão tecnicamente sólido que se torna muito difícil não ficar hipnotizado sempre que o vemos a tocar. E o que nos traz aqui são as recentes imagens de ELOY CASAGRANDE a tocar a «Surfacing» num concerto recente dos SLIPKNOT, partilhadas pelo próprio na sua canal do Youtube.

Verdade seja dita, o baterista brasileiro ELOY CASAGRANDE já era uma figura respeitada no universo do metal, mas a sua recente entrada nos SLIPKNOT veio reforçar ainda mais o seu estatuto. Numa entrevista reveladora concedida à ProMark Drumsticks, o ex-baterista dos SEPULTURA partilhou como foi convidado a integrar a banda do Iowa e como viveu intensamente os dias de audição nos Estados Unidos.

Casagrande revelou que o convite surgiu de forma inesperada, com uma simples chamada do manager dos SLIPKNOT, perguntando se estaria interessado em fazer uma audição. Determinado, viajou para os Estados Unidos e passou cerca de dez dias com os membros do grupo. Durante os primeiros quatro ou cinco dias, o objectivo foi verificar a química entre os músicos e avaliar a capacidade de Eloy em compor novas partes de bateria e gravá-las em estúdio, um teste que foi muito além de tocar as músicas ao vivo.

Deram-me uma lista extensa de músicas que eu tinha de aprender em apenas 15 dias”, lembrou o músico. Nos ensaios, o grupo experimentou temas de diferentes álbuns, testando a sua versatilidade e, embora já conhecesse algumas delas, o primeiro dia foi marcante. Eloy descreve a emoção que o dominou quando os membros dos SLIPKNOT começaram a chegar ao estúdio. “Estava tão em choque que mal conseguia pensar ou respirar. Cometi vários erros”, confessou ele. No entanto, a banda mostrou compreensão e deu-lhe o apoio necessário para que se sentisse à vontade e relaxado.

A partir do segundo dia, tudo começou a fluir com naturalidade. Com mais confiança, Casagrande pôde então soltar-se e deixar a música falar por si. O esforço e a dedicação do brasileiro foram recompensados quando, após regressar ao Brasil, recebeu a confirmação de que tinha sido escolhido para ocupar o lugar de Jay Weinberg. “Foi incrível”, concluiu Casagrande com entusiasmo.

Como noticiado anteriormente, embora os SLIPKNOT já tenham iniciado as comemorações do 25º aniversário da sua lendária estreia homónima 1999, parece que o colectivo do Iowa também poderá ter uma nova música a ser lançada durante os próximos meses. Tendo em conta uma actualização recente nas redes sociais do grupo, tudo indica que um novo tema, intitulado «Long May You Die», o primeiro a ser escrito e gravado com Casagrande, poderá ser lançado muito em breve.

Na publicação que podes ver aqui, os SLIPKNOT dão-nos uma dica razoavelmente enigmática sobre este novo tema, escrevendo: “Os fãs dos Slipknot têm andado a conversar entre si sobre a «Long May You Die» ser uma nova música escrita durante as recentes sessões de gravação.” Como se isto não bastasse, para confirmarem o boato, acrescentaram: “Vocês estão certos. Vocês estão absolutamente certos.

Recentemente, Eloy Casagrande, disse que, embora a banda se tenha focado nas músicas mais antigas aquando dos testes para se juntar ao grupo, também exploraram algumas ideias para músicas novas. “Acho que isso também fez parte da audição, eles deram- me novas ideias para ver como era a minha capacidade de composição. Eles queriam testar-me de todas as formas”, disse o ex-SEPULTURA à Kerrang!.

Para ser sincero, continuo a tentar entender como funciona a dinâmica da banda – por enquanto, ainda não está claro como as coisas funcionam em termos de discos e novas músicas“, acrescentou ele. Embora ainda não tenha sido revelada qualquer data de lançamento para «Long May You Die», sabe-se que os SLIPKNOT vão continuar na estrada com a digressão Here Comes The Pain durante este mês. Podes ver todos os detalhes e a rota completa no site oficial da banda.