Mais um reflexo do impacto cultural e técnico de ELOY CASAGRANDE na música pesada moderna. O futuro promete ser brilhante para o músico, que continua a inspirar gerações de bateristas em todo o mundo.
ELOY CASAGRANDE, actual baterista dos SLIPKNOT e ex-SEPULTURA, foi eleito “baterista metal de 2024” na votação anual dos leitores da revista Modern Drummer. O anúncio oficial foi divulgado pelo músico nas suas redes sociais e acompanhado por uma mensagem de agradecimento em que pode ler-se: “Estou muito feliz por ter sido nomeado como o melhor baterista de metal de 2024 pela revista Modern Drummer. Agradeço a todos os que votaram em mim”, começou por escrever Casagrande.
Numa profunda demonstração de humildade, o baterista acrescentou: “Gostava que soubessem que não sou o melhor. Na música e nas artes não há bom ou mau, mas tenho a sorte de ter pessoas que me apoiam e que gostam do que faço.” ELOY CASAGRANDE fez também questão de reconhecer a grande importância da revista na sua trajectória e expressou gratidão ao público que o segue: “Obrigado, Modern Drummer, pelo serviço que prestam à comunidade de bateristas. Obrigado aos SLIPKNOT e a todos os ‘maggots’ por confiarem em mim. Vemo-nos na estrada.”
Esta distinção surge menos de um ano após a surpreendente saída de Casagrande dos SEPULTURA, que integrou desde 2011 e onde deixou a sua marca em álbuns tão distintos como «The Mediator Between Head And Hands Must Be the Heart» e «Quadra». A decisão foi tornada pública em Fevereiro deste ano, poucos dias antes do início dos ensaios para a digressão de despedida que celebra os 40 anos da icónica banda brasileira. Num comunicado oficial, os SEPULTURA explicaram: “No dia 6 de Fevereiro, poucos dias antes do primeiro ensaio, o baterista Eloy Casagrande informou a banda que deixaria os SEPULTURA para seguir carreira noutro projecto.”
Embora inesperada, a mudança foi recebida com compreensão pelos fãs, que rapidamente o abraçaram na sua nova fase como membro dos SLIPKNOT e, verdade seja dita, esta transição só veio sublinhar toda a versatilidade de Eloy como músico e o seu impacto na cena do metal, ao tornar-se parte de duas das bandas mais influentes do género.
Natural de São Paulo, ELOY CASAGRANDE foi uma revelação no mundo da bateria desde jovem, tendo vencido, aos 14 anos, o prestigiado Modern Drummer’s Undiscovered Drummer Contest na categoria de adolescentes. Com apenas 20 anos, assumiu as baquetas dos SEPULTURA, substituindo Jean Dolabella e tornando-se o baterista mais jovem da história da banda. Agora, com os SLIPKNOT, que regressam ao nosso país em 2025, Eloy continua a expandir os seus horizontes e esta distinção de Modern Drummer é só mais um capítulo numa carreira que não mostra sinais de abrandar.