EDDIE SUTTON, cantor e elemento fundador dos lendários LEEWAY, tinha apenas 59 anos.
Nascido Edward Anthony Pomponio, mais conhecido como EDDIE SUTTON, vocalista da lendária banda de hardcore nova-iorquina LEEWAY, faleceu aos 59 anos depois de uma longa batalha com um cancro do pulmão. A notícia foi vinculada através da página oficial do músico no Instagram, ontem, Sábado, dia 20 de Abril. “Edward Anthony Pomponio faleceu pacificamente no dia 19 de Abril enquanto dormia. Queremos convidar toda a sua família estendida para vir despedir-se do nosso filho e irmão. O velório será realizado na terça-feira, 4/23/24, na Casa Funerária Farenga, em Astoria, Queens“, pode ler-se.
No início deste mês, EDDIE SUTTON tinha partilhado a seguinte actualização em relação ao seu estado de saúde: “Neste momento estou nos cuidados paliativos há cerca de seis dias e a tentar provar que aos médicos que estão errados. Estou a tentar manter a esperança viva. O problema é o meu apetite… Por mais que queira comer, simplesmente não consigo engolir ou, pior, o cheiro torna-se nauseante. É uma tortura… Tentem imaginar que querem comer, mas as vossas papilas gustativas fazem com que as coisas tenham um gosto diferente ou há algo na comida que vos faz sentir mal. Mas estou a lutar, pessoal; e não vou desistir“.
Quando lhe foi diagnosticada a doença, Sutton explicou ter um cancro chamado carcinoma escamoso. “A coisa começou a desenvolver-se no pulmão direito… E agora também tenho duas massas na parte superior do rim esquerdo, chamada glândula adrenal. E tenho 13 lesões para remover do meu cérebro“, revelou ele. “Estou a vencer a luta, uma batalha de cada vez, mas, muito à semelhança da Ucrânia contra a Rússia, não acho que seja capaz de vencer a guerra. Fumei toda a vida, assumi esta responsabilidade. É o que é.”
Criados em 1984 por Sutton e pelo guitarrista A.J. Novello, ao longo da sua carreira os LEEWAY lançaram quatro álbuns de estúdio – «Born To Expire» (de 1989), «Desperate Measures» (de 1991), «Adult Crash» (de 1994) e «Open Mouth Kiss» (de 1995) – a banda separou-se e acabou por regressar ao activo várias vezes ao longo dos anos. Apesar de nunca ter alcançado um sucesso comercial notável, são considerados uma parte essencial das cenas hardcore, thrash e crossover dos anos 80.