O «Images And Words» celebrou o seu 32.º aniversário durante este fim de semana e esta é uma visão muito interessante dessa que foi uma época crucial para os DREAM THEATER.
Em 2022, os DREAM THEATER decidiram mergulhar bem fundo no catálogo da agora extinta Ytsejam Records e andaram a reeditar grande parte do seu conteúdo. Nesse processo de recuperação de muitas raridades, a banda norte-americana lançou um disco intitulado «Lost Not Forgotten Archives: Images and Words Demos», que inclui as quatro demos instrumentais que gravaram entre 1989 e 1991 (e que deram origem ao clássico «Images And Words»).
Como podes conferir no player em baixo, o disco inclui também as maquetas que gravaram para a ATCO em 1991 (que acabariam por lhes garantir um contrato discográfico) e um punhado de demos posteriores de pré-produção antes da gravação do «Images And Words».
No entanto, o mais interessante disto tudo é mesmo a inclusão de quatro ensaios vocais de John Hendricks, Steve Stone e Chris Cintron, gravados numa altura em que os DREAM THEATER estavam a experimentar novos vocalistas depois de Charlie Dominici se ter despedido em 1989 e antes de James LaBrie se ter juntado ao grupo em 1991.
A história conta que inicialmente os músicos contrataram Stone, mas o vocalista teve um desempenho tão desastroso num concerto em Bay Shore que acabou por ser despedido pouco tempo depois. Para um vislumbre rápido do que poderia ter sido, mas não foi, basta carregar no play.
Recorde-se que os DREAM THEATER estão prestes a celebrar o seu 40.º aniversário com uma digressão mundial durante 2024 e 2025 e, entre as primeiras datas confirmadas para a AN EVENING WITH DREAM THEATER 40TH ANNIVERSARY TOUR 2024-25, consta uma passagem pela MEO Arena, em Lisboa, já no dia 16 de Novembro.
Após terem conquistado mais de dez milhões de streams no dia de lançamento de «A View From The Top Of The World» e de terem alcançado o primeiro lugar nas tabelas do iTunes e um lugar de destaque na Billboard 200, os DREAM THEATER encontram-se porventura no seu melhor momento, expandindo o som que ajudaram a criar, enquanto mantêm os elementos com os quais conquistaram fãs dedicados no mundo inteiro.
Sem dúvida o nome maior do metal progressivo, a banda conta actualmente com James LaBrie na voz, John Petrucci na guitarra, Jordan Rudess nas teclas, John Myung no baixo e Mike Portnoy na bateria. Ao longo da sua carreira contam já com mais de quinze milhões de discos vendidos a nível mundial e duas indicações para os Grammy. No currículo, contam-se quinze discos de estúdio e quase uma dezena de registosos ao vivo, para lá de bootlegs oficiais.
Os bilhetes para o espectáculo na MEO ARENA estão à venda no site oficial dos DREAM THEATER, através da Ticketline e nos locais habituais.