DOWN

DOWN: Novo álbum chega em 2025, mais de uma década após «Down IV – Part II»

Doze anos depois, os DOWN prometem um novo álbum para 2025, que recupera a essência crua e mágica dos seus primórdios.

O super grupo DOWN, que conta com a participação do vocalista dos PANTERA, Philip H. Anselmo, dos guitarristas Pepper Keenan e Kirk Windstein, também dos CORROSION OF CONFORMITY e CROWBAR, respectivamente, do baterista Jimmy Bower, dos EYEHATEGOD, e do baixista Pat Bruders, vai lançar um novo álbum “algures durante 2025“, segundo Windstein.

Em entrevista recente ao That Metal Interview, o líder dos CROWBAR, e guitarrista dos DOWN, revelou que o grupo tem estado a compor intensamente nos últimos meses. “Temos 1dez músicas novas, meu. É incrível”, afirmou Windstein, demonstrando entusiasmo pelo trabalho da banda, que não lança material inédito há mais de uma década. Segundo o músico, o processo criativo tem sido fluido e espontâneo, remetendo à essência que marcou os primórdios do grupo.

Numa conversa anterior, dessa vez com o Concrete Spew, Windstein já tinha também partilhado detalhes sobre a direção musical do novo disco. “É DOWN, mas parece refrescante porque já não fazíamos isto há muito tempo, há uns doze anos. Para mim, soa mais aos DOWN old school. É simples, como o «NOLA». E escreveu-se sozinho, tal como esse disco”, explicou ele.

O guitarrista destacou ainda que a banda tem optado por uma abordagem descomplicada na criação das novas faixas. “Não estamos a sobreanalisar. Não estamos a tentar fazer algo demasiado complexo. O Phil não está a tentar escrever demasiadas letras. Voltámos ao básico: entrámos na sala de ensaio e fizemos como fazíamos no início. É mágico. As ideias surgem naturalmente, como uma troca entre todos nós“, descreveu.

No dia 28 de Dezembro do ano passado, Windstein partilhou uma foto dele e de Keenan no estúdio de ensaio dos DOWN, no Louisiana, e incluiu a seguinte mensagem: “Portanto, hoje meio que escrevemos dois temas dos DOWN!!!”. O último disco da banda, o EP «Down IV – Part Two», foi editado em 2014.

Uns meses depois, numa entrevista com Shawn Ratches da Laughingmonkeymusic, chegou uma nova actualização, com Jimmy Bower, o baterista dos DOWN, a confirmar que o processo de composição para o sucessor de «Down IV – Part Two» já ia bastante adiantado. “Eu, o Pat, o Kirk e o Pepper reunimo-nos há cerca de um ou dois meses em casa do Phil e já temos sete músicas”, disse o músico. “Supostamente, vamos estar de novo juntos em Abril e, depois, temos de falar sobre gravar, para tentar lançar isto.

Questionado como funciona o processo de composição, uma vez que Anselmo passou a maior parte do último ano e meio em digressão com os PANTERA, Bower disse: “Ele tem cadernos e cenas assim, onde escreve e guarda coisas, mas, no geral, é o tipo de pessoa que escreve para a música. É incrível escrever com o Phil, porque ele é muito bom nos arranjos… E essa é verdadeira beleza dos DOWN – somos uma grupo de tipos espirituosos com as suas composições. Podemos escrever sem Phil, claro, mas quando ele está, torna-se tudo muito melhor.

Em Outubro de 2023, em conversa com Scott Penfold, da Loaded Radio, Windstein já tinha dito que ele e os seus companheiros de banda estavam a planear encontrar-se em breve para começarem a escrever e gravar. “Tenho conversado bastante com o Phil e decidimos encontrar-nos todos na casa dele em breve“, revelou o guitarrista.

Também conversei com o Pepper há uns dias e ele vai estar livre durante um tempo. Quanto aos Crowbar, o nosso próximo concerto só vai acontecer final de Fevereiro de 2024, por isso também vou ter bastante tempo livre. É claro que, por enquanto, o Phil vai ficar um pouco fora de cena, mas eu, o Pepper, o Jimmy e o Pat vamos estar a criar riffs uns para os outros“.

Mais adiante na conversa, que podes escutar na íntegra em baixo, Windstein tinha confessdo esperar que os DOWN possam lançar, no mínimo, um EP com seis músicas novas em 2024. No entanto, admitiu que era cedo demais para dizer com certeza se isso vai ou não acontecer realmente. “Conversámos sobre fazer um EP com versões, mas falámos sobre umas cem músicas diferentes e não conseguimos escolher nenhuma, por isso, para mim, é mais fácil simplesmente juntarmo-nos e compormos algumas coisas novas“, disse o bom do KIrk. “Talvez possamos gravar e lançar um EP com seis músicas? Espero que seja isso que aconteça, mas, sendo honesto, não sei realmente se vai acontecer ou não.