AC/DC

AC/DC: «For Those About To Rock», o ilustre sucessor de «Black In Black»

Editado a 23 de Novembro de 1981, o «For Those About To Rock» foi o primeiro álbum dos AC/DC a chegar ao #1 da tabela de vendas nos Estados Unidos.

Originalmente editado no dia 23 de Novembro de 1981 pela Albert/Atlantic, o oitavo álbum de estúdio dos AC/DC, naquela altura compostos por Angus e Malcolm Young nas guitarras, Brian Johnson na voz, Cliff Williams no baixo e Phil Rudd na bateria, foi lançado há 42 anos. O sucessor de «Back In Black», que tinha sido disponibilizado apenas um ano antes, foi captado com o estúdio Mobile One nos arredores de Paris, em França.

Este foi o terceiro e último álbum dos AC/DC a ser produzido pelo famoso Robert John “Mutt” Lange; o mesmo que tornou, por exemplo, os DEF LEPPARD famosos em larga escala. Verdade seja dita, Lange trouxe uma abordagem mais polida e comercial ao som da banda liderada pelos irmãos Young, mas esta manobra também os ajudou a aprimorar a escrita das músicas e a produção dos álbuns. Além disso, o produtor também acabou por ter um papel importante na escolha do vocalista para substituir Bon Scott.

Metidos na máquina do tempo, para contextualizar, recuamos até Fevereiro de 1980, quase dois antes antes do lançamento de «For Those About To Rock». Os irmãos Angus e Malcolm Young estabeleceram-se em Londres, nos estúdios E-Zee Hire para começarem a escrever o sucessor do aplaudido «Highway To Hell». Bon Scott apareceu no início dessas sessões, durante as quais surgiram temas como «Have A Drink On Me» e «Let Me Put My Love Into You».

As coisas estavam a resultar. Os três músicos decidiram fazer um intervalo de uma semana, despediram-se e cada um seguiu o seu caminho. Poucos dias depois, no dia 20 de Fevereiro, os AC/DC descobriram que o seu frontman tinha morrido algures entre a noite do dia 18 e a manhã do dia 19. A banda iria acabar, não fosse a tremenda pressão exercida por vários quadrantes a recolocar os Young num estúdio de ensaios no final de Março.

Depois de um processo esgotante de audições para um novo vocalista, estavam prestes a desistir quando encontraram Brian Johnson, um velho amigo, sugerido por Lange. Editado a 21 de Julho de 1980, «Back In Black» tornou-se um álbum de homenagem a Bon Scott e arrasou as tabelas de vendas. Actualmente, já ultrapassou os 50 milhões de vendas em todo o mundo.

O «For Those About To Rock» foi apenas o segundo álbum que os AC/DC gravaram após a trágica morte do icónico Scott e deu origem a dois singles de relativo sucesso, «Let’s Get It Up» e «For Those About To Rock (We Salute You)», sendo que — até à data — o disco já vendeu mais de quatro milhões de cópias só nos Estados Unidos.

Como resultado disso, o «For Those About To Rock» trannsformou-se no primeiro e único álbum dos AC/DC a chegar ao #1 da Billboard até o lançamento de «Black Ice», em Outubro de 2008. Na Austrália, o país natal do grupo, o álbum chegou ao 3.º lugar da tabela de vendas.