Mais de três décadas após terem dado os primeiros passos, as lendas do death metal austríaco DISHARMONIC ORCHESTRA vão por fim estrear-se em solo luso com uma actuação única em Outubro.
As lendas do death metal DISHARMONIC ORCHESTRA vão participar num “grande evento”, que decorre no Hard Club, no Porto, no dia 5 de Outubro de 2024. Com chancela Nightfear Productions, o cartaz vai contar também com a presença já confirmada dos nacionais BIOLENCE e SKINNING, sendo que, até ao momento, ainda não são conhecidas as restantes bandas a figurar no cartaz de uma noite que, como se pode ler nas redes sociais da promotora nortenha, promete ser “muito especial”. Podes consultar toda a informação já disponível na página oficial do evento no Facebook.
Os DISHARMONIC ORCHESTRA são uma banda de death metal experimental, formada em Klagenfurt, na Áustria, corria o ano de 1987. Inicialmente formado pelo guitarrista/vocalista Patrick Klopf, pelo baterista Martin Messner, pelo baixista Herwig Zamernik e pelo guitarrista Herald Bezdek, este último deixaria o grupo em 1988, deixando a banda com um trio.
Depois de gravarem três maquetas («Requiem For The Forest», «The Unequaled Visual» e «Hypophysis Rehearsal»), os DISHARMONIC ORCHESTRA foram descobertos por uma emergente Nuclear Blast, que os assinou imediatamente. O primeiro lançamento através do selo germânico foi um EP dividido com os conterrâneos (e companheiros de editora) PUNGENT STENCH e aconteceu em 1989. Ainda nesse ano, os músicos lançaram um segundo EP intitulado «Successive Substitution» e, em 1990, assinaram por fim o primeiro álbum de longa-duração, «Expositionsprofilaxe».
Até então um banda de death/grind como tantas outras surgidas nesses anos, com o lançamento do seu segundo álbum, intitulado «Not To Be Undimensional Conscious», de 1992, mostrou o trio a alargar as fronteiras da sua sonoridade, experimentando com a fusão de death metal com elementos progressivos e experimentais para a banda. Após a edição de «Pleasuredome», de 1994, lançado pela Steamhammer, os DISHARMONIC ORCHESTRA separaram-se e só voltaram ao activo em 2001. O quarto álbum, «Ahead», foi lançado no ano seguinte e marcou um regresso à Nuclear Blast.
Tanto «Pleasuredome» quanto «Ahead» deixaram para trás os elementos realmente extremos presentes nos lançamentos anteriores, mas mantiveram um som metal de vanguarda. Em 2008, o baixista fundador Herwig Zamernik deixou os DISHARMONIC ORCHESTRA e foi substituído por Hoimar Wotawa. Embora não lance música nova há mais desde «Fear Of Angst», de 2016, a banda manteve-se activa e tem feito concertos seleccionados por toda a Europa.