HELLOWEEN

A voz estridente e a presença de palco intensa garantiram-lhe um lugar de destaque na história do metal. Com um legado forjado no fogo do speed metal dos anos 80 e mantido vivo até às últimas décadas, DIRK SCHRÖDER, será sempre lembrado como um dos vocalistas mais ferozes e dedicados do género.

O mundo do heavy metal perdeu um dos seus pioneiros mais emblemáticos. Dirk Schröder, vocalista da lendária banda germânica IRON ANGEL, faleceu aos 58 anos. A notícia foi avançada pelo grupo nas suas redes sociais e deixa um vazio bastante significativo entre os fãs de power metal, estilo no qual os IRON ANGEL foiram uma das primeiras bandas a deixar a sua marca. O comunicado oficial reflete bem a dor da perda e a admiração por Schröder, não apenas como músico, mas como pessoa:

“Caros amigos e fãs em todo o mundo, com grande tristeza temos que informar que nosso querido amigo, carismático frontman e vocalista único Dirk Schröder faleceu”, pode ler-se. “Ainda estamos a processar o que aconteceu, porque o Dirk não era apenas um companheiro de banda para nós, mas um amigo querido. Além da sua personalidade maior que a vida, o Dirk tinha um coração de ouro e era muito protector com as pessoas com quem se importava, mesmo à custa do seu próprio bem-estar…

Ele vai fazer muita falta a todos nós, mas enquanto lamentamos a sua perda, também devemos valorizar a memória dele e todas as coisas que conquistou, toda a alegria que deu, a sua música, o seu legado… Que nunca seja esquecido! R.I.P. Dirk Schröder (1967 – 2025)”.

Dirk Schröder esteve presente em todas as fases dos IRON ANGEL, sendo a força motriz da banda desde a sua criação. O grupo emergiu no início dos anos 80 e, na época, lançou dois LPs que se transformaram em clássicos de culto entre os apreciadores de speed e power metal: a estreia «Hellish Crossfire», lançada em 1985, e «Winds Of War», de 1986. O primeiro, em particular, destacou-se pela agressividade frenética e pelas letras inspiradas em temáticas demoníacas e apocalípticas, consolidando os IRON ANGEL como um dos nomes mais extremos da sua época.

O hiato da banda após os anos 80 fez com que a sua popularidade crescesse de forma quase mítica entre os fãs do underground. Quando os IRON ANGEL retornaram à actividade no Séc. XXI com «Hellbound» e «Emerald Eyes», de 2018 e 2020, respectivamente, Schröder provou que ainda mantinha toda a energia e potência vocal que o tornaram um ícone décadas antes.

Embora seja mais conhecido pelo seu trabalho com os IRON ANGEL, Dirk Schröder também integrou os J.R. Blackmore’s Superstition, projecto liderado pelo guitarrista Jürgen Blackmore, filho da lenda Ritchie Blackmore, dos DEEP PURPLE, RAINBOW, BLACKMORE’S NIGHT. Nos últimos anos, os IRON ANGEL já não se apresentavam ao vivo, sendo que a banda se mantinha inactiva desde 2022.