dimmu borgir

DIMMU BORGIR: Reuniram-se com ICS VORTEX, MUSTIS e TJODALV no INFERNO FESTIVAL 2024 [vídeo]

Esta improvável “reunião” aconteceu no passado Sábado, 30 de Março, durante a actuação dos DIMMU BORGIR como cabeças de cartaz do famoso festival norueguês.

Três ex-elementos dos DIMMU BORGIR – o baixista/vocalista ICS Vortex, o teclista Mustis e o baterista Tjodalv juntaram-se em palco aos famosos black metallers sinfónicos noruegueses na noite de Sábado, dia 30 de Março, durante a sua actuação como cabeça de cartaz do Inferno Festival, que decorreu no Rockefeller Music Hall, em Oslo. O trio juntou-se à banda para uma demolidora interpretação do tema «The Insight And The Catharsis», do álbum de 1999 «Spiritual Black Dimensions». Em baixo, podes ver um vídeo do momento captado por um fã na plateia.

Recorde-se que, em Agosto de 2009, quando os DIMMU BORGIR se separaram de ICS Vortex e Mustis, a banda explicou num comunicado que “a força criativa da banda” continuava “intacta, talvez ainda mais que nunca“. No entanto, na mesma altura, Mustis alegou ter sido afastado para evitar que o núcleo duro do grupo fosse forçado a abordar o facto de que muitas músicas escritas pelo teclista não tinham sido registadas adequadamente no seu nome.

Digamos apenas que grande parte dos álbuns «Puritanical Euphoric Misanthropia» e «In Sorte Diaboli» teriam sido muito diferentes se eu não tivesse composto e criado tanto quanto criei“, disse na altura o ex-teclista dos DIMMU BORGIR. “Infelizmente, com base em lacunas terríveis no processo de comunicação e na incapacidade de encontrar uma justificação lógica para explicar por que as coisas foram feitas assim, em vez de encontrarem uma solução profissional e razoável para o problema, decidiram despedir-me.” Apenas um dia depois, ICS Vortex divulgou a sua própria declaração, na qual afiançava que Mustis tinha sido “a verdadeira força criativa dos DIMMU nos últimos dez anos“.

A formação atual dos DIMMU BORGIR é oficialmente um trio composto por Shagrath na voz, Silenoz e Galder nas guitarras. A eles se juntam-se em palco Dariusz “Daray” Brzozowski na bateria (desde 2008), Geir “Gerlioz” Bratland nos teclados (desde 2010) e Victor Brandt no baixo (desde 2018). O mais recente LP de originais da banda norueguesa, intitulado «Eonian», foi lançado em 2018, cerca de oito anos após o antecessor «Abrahadabra».

Em Dezembro de 2023, os DIMMU BORGIR deram continuidade às celebrações das suas primeiras três décadas de legado com o lançamento de uma colectânea das versões que gravaram ao longo dos anos. Apropriadamente intitulado «Inspiratio Profanus», este novo lançamento dos DIMMU BORGIR surge na sequência da versão remisturada do clássico «Puritanical Euphoric Misanthropia», que chegou às lojas e plataformas de streaming em Outubro de 2022, e de um concerto celebratório de trinta anos de carreira no festival Beyond The Gates, em Bergen.

Com oito temas no alinhamento,  «Inspiratio Profanus» inclui reinterpretações da definidora de género «Perfect Strangers», dos roqueiros DEEP PURPLE, da favorita dos fãs «Burn In Hell», dos TWISTED SISTER, e interpretações electrizantes de temas bem conhecidos dos lendários CELTIC FROST, BATHORY e ACCEPT, entre outros. O disco está disponível através da loja virtual da Nuclear Blast.