DICKEY BETTS

[R.I.P.] Faleceu DICKEY BETTS, guitarrista e membro fundador da THE ALLMAN BROTHERS BAND

Dickey Betts, principal responsável pelo enorme sucesso «Ramblin’ Man», faleceu hoje, quinta-feira, 18 de Abril, aos 80 anos.

Dickey Betts, guitarrista, membro fundador da THE ALLMAN BROTHERS BAND e principal responsável pelo maior sucesso da banda, «Ramblin’ Man», faleceu aos 80 anos. O manager de Betts revelou à Rolling Stone que o músico faleceu hoje, quinta-feira, dia 18 de Abril de 2024, vítima de cancro e de uma doença pulmonar obstrutiva crónica. “O lendário artista, compositor, líder de banda e patriarca estava na sua casa, na cidade de Osprey, na Florida, cercado pela sua família“, pode ler-se num comunicado.

O Dickey era maior que a vida, e a sua perda será sentida em todo o mundo. Neste momento muito difícil, a família pede orações e respeito à sua privacidade nos próximos dias. Mais informações serão divulgadas no momento adequado.

Dickey Betts foi membro fundador da THE ALLMAN BROTHERS BAND ao lado dos irmãos Duane e Gregg Allman. A formação inicial do grupo ficava completa com Butch Trucks, Jaimoe Johanson e Berry Oakley. A partir do momento em Duane Allman faleceu num acidente de viação em 1971, foi Betts que assumiu o papel de guitarrista principal do grupo e também passou a ter mais participação vocal.

Além de ter composto e cantado em «Ramblin’ Man», um dos temas mais icónicos e emblemáticos de sempre da história do rock’n’roll, Betts escreveu também outros temas de referência da banda, como são os casos de «Jessica» e «In Memory of Elizabeth Reed».

A THE ALLMAN BROTHERS BAND separou-se pela primeira vez devido a conflitos internos em 1976. Reuniram-se brevemente por quatro anos em 1978 e, em 1989, voltaram ao activo permanentemente. Dickey Betts foi despedido do grupo no final dos 90s, supostamente devido a problemas relacionados ao uso de drogas e álcool. Embora o seu afastamento tenha sido inicialmente descrito como temporário, Betts processou os seus ex-colegas de banda, levando à sua separação permanente.

Nos anos dseguintes, Betts lançou música nova e fez digressões com o seu própria banda, denominada THE DICKEY BETTS BAND. Em 1995, foi também incluído no Rock and Roll Hall Of Fame como parte da THE ALLMAN BROTHERS BAND.