«PowerNerd», o novo álbum de DEVIN TOWNSEND, chega em Outubro. O segundo single de avanço, «Jainism», remete para os anos 90 e para a altura em que o músico canadiano andava “a curtir” com os THE WILDHEARTS.
O multifacetado músico, compositor e produtor canadiano DEVIN TOWNSEND vai lançar um novo álbum de estúdio, intitulado «PowerNerd», no próximo dia 25 de Outubro de 2024 via InsideOut Music. Com um percurso marcado por diversas eras distintas — foi o líder dos STRAPPING YOUNG LAD, o pilar principal do DEVIN TOWNSEND PROJECT e um dos arquitectos da dupla country CASUALTIES OF COOL, tudo isto enquanto manteve um, prolífico e aclamado projecto a solo —, o músico diz-se agora pronto a embarcar numa nova era.
“Foi uma decisão totalmente consciente“, afirma DEVIN TOWNSEND sobre o recém-criado «PowerNerd», cuja música foi escrita em apenas onze dias. “Como passo sempre muito tempo a pensar e a repensar todo e qualquer pormenor do meu trabalho, decidi tentar perceber o que acontecia se, por uma vez, não fizesse o mesmo de sempre. Talvez tivesse oportunidade de ser um pouco mais directo com o que estou a tentar fazer e isso é algo que me agrada. Queria ver se conseguia realmente anular algumas das minhas divagações.“
Um dos temas que melhor personificam essa abordagem é o segundo single, e vídeo-clip de avanço para o disco, «Jainism». “O novo single baseia-se na minha ligação à música em meados dos anos 90. Também na ideia do que significa entregares-te artisticamente a um mundo indiferente em 2024. Menciono os THE WILDHEARTS no refrão, porque o Ginger é um dos maiores compositores da nossa geração.”
Recorde-se que, há umas semanas, o músico já tinha divulgado o tema-título de «PowerNerd», que conta com uma participação muito especial de Jamey Jasta, dos HATEBREED. A canção, muito rápida e intensa, sobretudo quando comparada com o que DEVIN TOWSEND tem feito nestes últimos tempos, acaba por soar surpreendente, como podes conferir em baixo.
Não se pense, no entanto, que essa agressividade é a única nuance proveniente das onze faixas contidas no novo álbum de DEVIN TOWNSEND. «Dreams Of Light», por exemplo, é descrita pelo próprio músico como “uma balada evocativa e dinâmica de quatro minutos“; «Younger Lover» inclui “um grande trabalho de sintetizadores exuberantes“; «Falling Apart» e «Jainism» “colocam textura após textura na sequência de introduções suaves e acústicas“.
Além disso, a música de «PowerNerd» até pode ter sido escrita em menos de duas semanas, mas as suas letras foram refinadas ao longo de um período muito mais longo, numa narrativa sobre força e cura… “Eu diria que o powernerd é alguém que possui uma característica que a sociedade considera como sendo fraca ou pouco valiosa, seja porque é uma pessoa empática, insular ou introvertida… e consegue transformar isso num poder pessoal.“
«PowerNerd» vai ser disponibilizado numa ampla variedade de formatos e configurações, incluindo um artbook limitado com CD-duplo + Blu-ray (que junta o álbum, faixas bónus e a primeira mistura em Dolby Atmos cortesia DEVIN TOWNSEND), um digipak limitado, CD padrão, LP-duplo em gatefold e, como não poderia deixar de ser, streaming nas principais plataformas. Em baixo, podes ver o alinhamento completo e a capa do álbum, que foi criada pelo reputado Travis Smith. As pré-encomendas já estão disponíveis na loja virtual do músico.
01. PowerNerd | 02. Falling Apart | 03. Knuckledragger | 04. Gratitude | 05. Dreams Of Light | 06. Ubelia | 07. Jainism | 08. Younger Lover | 09. Glacier | 10. Goodbye | 11. Ruby Quaker