Já se passou quase um mês desde que nos despedimos de Alexi Laiho, mas desde então continuam a suceder-se as homenagens, com mais ou menos delay, de todo o mundo do rock e do metal. Laiho, guitarrista, vocalista e membro fundador dos finlandeses CHILDREN OF BODOM, faleceu no final de 2020, mas a notícia da sua morte só foi tornada pública já no início deste ano. Durante um dos episódios mais recentes do programa de Dave Mustaine na rádio Gimmie, que pode ser ouvido no player em cima, o líder dos norte-americanos MEGADETH recordou o músico dizendo que, “agora, a banda de heavy metal do céu tem o seu guitarrista principal”.
“Recentemente sofremos a perda trágica de um amigo, e sei que muitos de vocês perderam amigos também“, disse Mustaine. “Tenho a certeza que muitos de vocês eram também amigos deste cavalheiro — o Alexi Laiho, dos Children of Bodom faleceu. Ainda não sabemos como morreu, não sabemos mais nada a não ser que estava a lutar contra algum tipo de doença. Eu conhecia-o como um espírito muito gentil, com um talento incrível. Na verdade, quando estava a fazer a performance ‘Symphony Interrupted’, vi-o e ao outro guitarrista da banda — não me consigo lembrar do nome dele — a fazerem a parte do Vivaldi. […] Descansa em paz, meu amigo. Muitas pessoas têm saudades tuas. Acho que agora a banda de heavy metal do céu tem o seu guitarrista principal.“
Alexi Laiho, o ex-vocalista, guitarrista e líder dos finlandeses CHILDREN OF BODOM, faleceu tragicamente na semana passada. O músico morreu na sua casa em Helsínquia, na Finlândia, aos 41 anos, tendo, segundo um comunicado de imprensa, “sofrido de problemas de saúde de longo prazo nos últimos anos”. Até ao momento, a causa da morte do talentoso guitarrista e vocalista, que passou também pelos IMPALED NAZARENE, SYNERGY, THY SERPENT, HYPOCRISY e WARMEN, entre outros projectos de renome, ainda não foi revelada.
Nascido a 8 de Abril de 1979 em Espoo, Markku Uula Aleksi Laiho e o baterista Jaska Raatikainen fundaram os CHILDREN OF BODOM em 1993 e o grupo transformou-se num dos nomes do metal finlandês mais aclamados internacionalmente até ao seu último concerto em Dezembro de 2019. No ano passado, Alexi criou os BODOM AFTER MIDNIGHT, que gravaram três canções e filmaram um vídeo-clip, que será lançado postumamente. Premiado com um Metal Hammer Golden Gods e vários outros prémios a nível internacional, o guitarrista também foi a estrela e compositor principal de uma peça para concerto intitulada “100 Guitars From Hel”, tendo liderado um grupo de cem guitarristas no Festival de Helsínquia em 2015.